Topo

Podcast

Baixo Clero

A jornalista Carla Bigatto conduz com analistas um papo sobre temas que dominam a pauta política.


#20: Quem ganha e quem perde com a radicalização Bolsonaro x Lula

Do UOL, em São Paulo e Brasília

15/11/2019 04h00

O Baixo Clero, podcast de política do UOL, chega a sua 20ª edição com os blogueiros Josias de Souza, Tales Faria e Leonardo Sakamoto tentando responder à seguinte questão: quem ganha e quem perde com a radicalização entre Bolsonaro e Lula? Ambos trocaram farpas nos últimos dias e já acirraram os ânimos de suas respectivas militâncias.

Também no início desta semana, o presidente Jair Bolsonaro oficializou que deixará seu partido, o PSL, e anunciou a intenção de criar uma nova agremiação, o Aliança pelo Brasil. A expectativa é que cerca de 30 parlamentares do PSL migrem para a nova sigla junto com Bolsonaro. Nomes ainda não estão definidos. O PSL conta hoje com 53 dos 513 deputados federais, segunda maior bancada atrás apenas do PT, e três dos 81 senadores.

Alguns dias antes, o ex-presidente Lula, em discurso após ser solto da sede da Polícia Federal, em Curitiba (PR), onde cumpria pena, disparou críticas ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, ao procurador Deltan Dallagnol, ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP). Além disso, sinalizou que pretende rearticular a esquerda brasileira.

Dado esse cenário polarizado, somado ao momento de necessidade de aprovação de reformas ambiciosas do governo , Tales Faria acredita que o grande vencedor será o chamado "centrão". "Só vai ser aprovado no Congresso aquilo que o centrão quiser. Agora basta saber para que lado vai o centrão", afirmou. Sakamoto, por sua vez, disse que os movimentos sociais esperam um Lula mais combativo, enquanto as direções partidárias querem moderação para formar alianças. "Será que o Lula vai se ligar que o PT não é mais o dono do latifúndio e tem que dividir uma horta comunitária?", questionou.

Josias afirmou que o ex-presidente não será capaz de aglutinar novamente a esquerda. "O Lula não vai conseguir reunificar a esquerda porque o Ciro não vai deixar", disse, referindo-se ao ex-candidato à presidência, que tem feito duras críticas ao petista.

Onde mais ouvir

Você pode ouvir o Baixo Clero em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O podcast está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Castbox e no Google Podcasts.

Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do "Baixo Clero", é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.