Topo

MPF: Dario Messer é sócio de Horacio Cartes em banco na mira da Lava Jato

1º.abr.2017 - O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, faz pronunciamento na TV Imagem: Reprodução

Igor Mello e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio, e colaboração para o UOL, em Curitiba

19/11/2019 13h43

Resumo da notícia

  • Ligação de doleiro com ex-presidente do Paraguai já era investigada
  • UOL noticiou elos entre Messer e Cartes em maio deste ano
  • Foragido, doleiro viveu e manteve negócios no país vizinho

O ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes é sócio do doleiro brasileiro Dario Messer em um banco suspeito de atuar no esquema de lavagem de dinheiro de propinas da Odebrecht, segundo investigações da Lava Jato.

A instituição financeira em questão é o Banco Basa, antigo Amambay. O banco já foi citado em investigações brasileiras sobre corrupção em maio de 2019, conforme noticiou o UOL.

Naquela época, a Lava Jato do Paraná apurava a participação do Banco Paulista no esquema de propina da Odebrecht.

Relatórios do Banco Central usados na investigação ligaram o Banco Paulista ao Banco Amabay. A suspeita era de que as duas instituições atuavam de forma coordenada para lavar recursos ilícitos movimentados por corruptos ligados à Odebrecht.

O Banco Basa sempre negou que Messer seja sócio da instituição, assim como qualquer suspeita de atividade irregular.

No entanto, um documento enviado pelo MPF-RJ (Ministério Público Federal do Rio de Janeiro) à Justiça informa que "Dario [Messer] seria um sócio oculto de Cartes [no banco], conforme teria indicado em relatório de abril de 2018 a Comissão Bicameral de Investigação do Congresso paraguaio."

O UOL informou em maio que as suspeitas sobre o Banco Amambay estão relacionadas a operações de "importação de moeda" realizadas com o Paulista. Entre 2012 e 2016, o Banco Paulista importou R$ 14 bilhões. Boa parte desse dinheiro veio do Amambay.

Durante esses mesmos anos, o Paulista ajudou executivos ligados à Odebrecht a lavar dinheiro no Brasil, segundo a Lava Jato. Ao todo, cerca de R$ 48 milhões foram "lavados".

Polícia investiga quem são os clientes de Dario Messer

Band Notí­cias

O valor foi informado à Justiça pelos próprios executivos, em delação premiada. Investigadores suspeitam que essas operações que podem ter sido feitas de forma casada com a importação de moeda do Banco Amambay.

A suspeita é de que o Banco Paulista importava menos recursos que declarava importar do Banco Amambay. Quando um carregamento de dinheiro chegava, ele completava o valor declarado com recursos entregues ilegalmente pela Odebrecht em sua sede. Assim, o fluxo de saída e entrada de dinheiro do seu caixa era regularizado.

Investigadores desconfiam que essa manobra contábil era feita de forma combinada com o Banco Amambay, que enviava menos dinheiro do que declarava enviar. A diferença poderia assim ser distribuída no mercado paralelo paraguaio para que doleiros, por exemplo, pudessem dar continuidade às suas operações não declaradas de troca de dólar por real.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

MPF: Dario Messer é sócio de Horacio Cartes em banco na mira da Lava Jato - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política