Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula diz que prisão fez dele um "ser humano melhor"

Ricardo Stuckert - 16.out.2019/Instituto Lula
Imagem: Ricardo Stuckert - 16.out.2019/Instituto Lula

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

24/11/2019 12h41

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escreveu que o período em que ficou preso na Superintendência da PF (Polícia Federal) em Curitiba fez com que ele se tornasse uma pessoa melhor.

O petista fez a declaração em prefácio do livro "Lula e a espiritualidade: oração, meditação e militância", baseado em cartas do ex-presidente durante a prisão. A obra, da editora 247, foi lançada este mês.

No texto que abre o livro, Lula contou que viveu sua vida inteira cercado por sua família, seus amigos e "o povo brasileiro". "Sei a dor que a distância deles me causou", pontuou.

"No entanto, a solidão que me foi imposta fez de mim um ser humano melhor. Rezei, meditei, mergulhei numa jornada de autoconhecimento. A comunhão comigo mesmo renovou minha esperança e minha crença no ser humano", relatou o petista.

Lula ficou preso entre abril de 2018 e novembro de 2019. O ex-presidente deixou a sala que ocupava na PF em razão de decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que barrou prisão após condenação em segunda instância.

Não fosse o Supremo, o petista iria deixar a PF por outro motivo: já havia cumprido um sexto da pena de oito anos e dez meses no processo do tríplex e tinha direito a progredir para o regime semiaberto. Apesar de Lula ter dito ser contra, sua soltura ainda seria analisada pela Justiça, mas o plenário do STF decidiu sobre segunda instância antes.

UOL Confere: Boato inventa Lula sendo expulso de restaurante no PR

UOL Notícias