Topo

UOL Explica

Fez biometria? Veja onde cadastro digital é obrigatório para votar em 2020

Adriano Vizoni/Folhapress
Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress

Cleber Souza

Do UOL, em São Paulo

25/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Justiça espera ter 117 milhões de eleitores cadastrados para as eleições municipais de 2020
  • Prazo onde biometria é obrigatória para votar termina em março de 2020
  • Sem cadastro, título eleitoral pode ser cancelado
  • Confira os prazos na sua cidade

Termina em março de 2020 o prazo para os eleitores que ainda não fizeram o cadastro biométrico regularizarem sua situação para poderem votar em 2020. O eleitor deve ir até o cartório eleitoral mais próximo em sua cidade para realizá-lo. Quem perder a data limite em seu município poderá ter o título cancelado.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mais de 110 milhões de brasileiros já cadastraram a biometria em todo o país. Só neste ano, 22 milhões de pessoas já fizeram a identificação biométrica. Para as eleições municipais de 2020, a Justiça Eleitoral espera já ter cadastrado 117 milhões de eleitores.

Na etapa 2019/2020 do Programa de Identificação Biométrica, eleitores de 1.711 municípios de 16 estados deverão cadastrar suas impressões digitais até o final do próximo ano. A meta é alcançar 35 milhões de cidadãos nesta fase.

Dez estados já concluíram o cadastramento biométrico de seus eleitores: Acre, Alagoas, Amapá, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Das capitais, ainda não realizaram o cadastramento biométrico Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. No dia 29 deste mês, termina o prazo em Fortaleza. Nas outras quatro capitais, o cadastro ainda não é obrigatório.

Onde fazer a biometria?

O eleitor deve consultar a página do TSE para saber essa informação. São 2.645 zonas eleitorais no Brasil. Os sites dos TREs dos estados têm dados sobre cartórios e centrais de atendimento onde o cadastro das impressões digitais deve ser feito. O serviço é gratuito.

Quem ainda não fez a biometria também pode ir até o cartório eleitoral mais próximo e consultar se seu município está realizando o cadastramento biométrico obrigatório. Para isso, é preciso apresentar um documento oficial, comprovante de residência atual e o título de eleitor (se tiver). Apenas com o RG ou certidão de nascimento é possível a realização do cadastro.

Posso me cadastrar em qualquer cartório eleitoral?

Somente nos que estiverem aptos para a coleta biométrica e que estejam situados na mesma zona que o eleitor, mesmo que o interessado não vote no local de cadastramento. Há cartórios que só atendem com agendamento prévio —consulte a relação nas páginas dos TREs (Tribunal Regional Eleitoral).

Se a sua cidade não aparecer na lista, é porque ainda não é obrigatório fazer a biometria. Quem vive fora do Brasil deve transferir seu título para a Zona Eleitoral do Exterior (ZEE) —com isso, não será convocado para fazer a biometria.

O eleitor pode votar sem ter feito a biometria?

Somente nos municípios em que a coleta biométrica ainda não é obrigatória. Já nos municípios em que os títulos foram revisados, a biometria é obrigatória.

Veja a lista das cidades com cadastro obrigatório:

UOL Explica