Topo

Tales: Eduardo Bolsonaro será punido por ter falado sobre o AI-5

Do UOL

29/11/2019 04h02

Líder do PSL na Câmara, Eduardo Bolsonaro (SP) responde a ação no Conselho de Ética da Casa por quebra do decoro parlamentar. Três processos foram apresentados contra o deputado nos últimos 30 dias e podem render até a cassação do seu mandato. As representações foram feitas pela oposição e pelo próprio PSL, por conta da fala de Eduardo sobre o AI-5 e das acusações trocadas com a ex-líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP).

No episódio do Baixo Clero desta semana, Tales Faria antecipou que o deputado deverá ser punido. "Os líderes do centrão me disseram que o Eduardo Bolsonaro será, sim, punido por ter falado a favor do AI-5. Ele vai pegar pelo menos uma suspensão. Falam em um ou dois meses", afirmou o blogueiro do UOL.

No mês passado, o deputado sugeriu em entrevista a criação de um novo AI-5, caso a esquerda radicalize. A fala foi repudiada por entidades da sociedade civil e autoridades. Decretado em 1968, durante a ditadura militar, o AI-5 fechou o Congresso Nacional, cassou mandatos, suspendeu o direito a habeas corpus para crimes políticos, entre outras medidas que suspenderam garantias constitucionais.

Se a declaração sobre o decreto da ditadura militar já havia pegado mal para Eduardo Bolsonaro, o fato do ministro da Economia Paulo Guedes ter retomado o assunto nesta semana deixou os parlamentares mais afeitos a dar uma resposta ao núcleo governista.

"Uma outra resposta do Congresso veio por força dos líderes partidários. Eles forçaram o governo a aceitar um acordo que derrubará todos os vetos que estão na pauta. São mais de trinta, se incluirmos itens e subitens de cada veto. Vão aprovar apenas três, no máximo quatro", afirmou Tales.

Onde mais ouvir

Você pode ouvir o Baixo Clero em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O podcast está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Castbox e no Google Podcasts.

Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do "Baixo Clero", é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.