Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro institui Dia do Rodeio na mesma data do Dia Mundial dos Animais

17.ago.2019-  O presidente da República, Jair Bolsonaro, na abertura do rodeio da 64ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos - Francisco Cepeda/Estadão Conteúdo
17.ago.2019- O presidente da República, Jair Bolsonaro, na abertura do rodeio da 64ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos Imagem: Francisco Cepeda/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

05/12/2019 07h44

Um ato publicado hoje no Diário Oficial da União institui o Dia Nacional do Rodeio a partir de 2020. A lei foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e a data será celebrada no dia 4 de outubro.

A data é a mesma do dia em que se celebra o Dia Mundial dos Animais, por conta do dia de São Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais. O Brasil tem um Dia Nacional dos Animais, em 14 de março.

O relator do projeto foi o senador Wellington Fagundes (PL-MT). Em outubro, ele afirmou que "a iniciativa reconhece o significado da atividade que acontece em quase todo território nacional. Anualmente, ocorrem mais de dois mil rodeios por todo o país, com público pagante de 24 milhões, acima até do futebol. Além da dimensão cultural, o rodeio gera empregos e movimenta economias locais", afirmou o senador, segundo a Agência Senado.

Em agosto deste ano, Bolsonaro foi a Barretos (SP) participar da Festa do Peão e assinou um decreto que trata de protocolos sobre bem-estar de animais utilizados nos rodeios.

Além do Dia do Rodeio, o Diário Oficial da União de hoje institui para 20 de outubro o Dia Nacional da Filantropia.