Topo

Josias: Conservadorismo não pode ser confundido com atraso na cultura

Do UOL

13/12/2019 04h01

Na última quinta-feira (12), o governo suspendeu a nomeação de Sérgio Nascimento de Camargo para a presidência da Fundação Cultural Palmares após decisão da Justiça. Essa foi apenas uma das polêmicas nomeações do governo Bolsonaro para cargos importantes ligados à Cultura.

Camargo havia sido indicado ao cargo no último dia 27 de novembro e causou rejeição na população por conta de suas publicações de ataques a personalidades e ao movimento negro. Na 24ª edição do Baixo Clero, podcast de política do UOL, o blogueiro Josias de Souza afirmou que o governo erra ao tomar atraso por conservadorismo quando trata de políticas públicas na área cultural.

"Toda vez que o Bolsonaro diz que fará algo sem viés ideológico, significa dizer que ele fará algo com viés ideológico. Só que com o sinal trocado. O sentimento do antipetismo levou o Bolsonaro até o Palácio do Planalto. Ele não está fazendo uma troca conservadora de personagens que o governo anterior colocou nessas áreas cultural e educacional, está trocando o que ele identifica como esquerdismo petista pelo atraso", disse.

Ainda de acordo com o jornalista, a área não chega a ser uma presa fácil para o governo, pois possui capacidade de mobilização. No entanto, ele acredita que devia se dar mais atenção aos empregos que o setor pode gerar do que a questões puramente ideológicas.

"O governo deveria estar se concentrando em ativar essas áreas, em estimular essas áreas. Ao contrário, está sufocando. Você desperdiça toda uma oportunidade, um governo novo, que poderia rediscutir o modelo de financiamento da cultura. Você joga isso pela janela em nome do combate a esse hipotético marxismo cultural", completou.

Onde mais ouvir

Você pode ouvir o Baixo Clero em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O podcast está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Castbox e no Google Podcasts.

Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do "Baixo Clero", é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.