Topo

Esse conteúdo é antigo

Ataque de Bolsonaro à imprensa é típico de líderes autoritários, diz Abraji

Ao comentar uma reportagem do UOL, o presidente Jair Bolsonaro disse que os jornalistas são "uma raça em extinção" - Frederico Brasil/Futura Press/Estadão Conteúdo
Ao comentar uma reportagem do UOL, o presidente Jair Bolsonaro disse que os jornalistas são "uma raça em extinção" Imagem: Frederico Brasil/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

06/01/2020 21h09

Resumo da notícia

  • Ao comentar uma reportagem do UOL, Bolsonaro disse que os jornalistas são "uma raça em extinção"
  • Em nota, a Abraji condenou o discurso de Bolsonaro: "Típico de líderes autoritários"
  • Associação ainda afirmou que Bolsonaro deveria deixar de lado "declarações irresponsáveis e retaliações"

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) condenou hoje os mais recentes ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à imprensa. Mais cedo, ao comentar uma reportagem do UOL que o denunciava por usar dinheiro público na campanha eleitoral de 2014, Bolsonaro disse que os jornalistas são "uma espécie em extinção".

"Novamente, Jair Bolsonaro usa um discurso típico de líderes autoritários: diante de uma notícia que o desagrada, ataca o mensageiro, sem se preocupar em esclarecer o fato noticiado", escreveu a entidade em nota.

A associação ainda afirmou que o presidente, "como já é habitual", não apresentou contraposições à reportagem e deveria deixar de lado "declarações irresponsáveis e retaliações".

Leia na íntegra a nota da Abraji:

"Em mais uma demonstração de ignorância sobre o papel da imprensa e seu próprio status de presidente da República, Jair Bolsonaro acusou meios de comunicação de publicar desinformação a seu respeito nesta segunda-feira (6.jan.2020). Na entrada do Palácio da Alvorada, declarou, enquanto cumprimentava eleitores: 'Quem não lê jornal não está informado. E quem lê está desinformado. Tem de mudar isso. Vocês são uma espécie em extinção. Eu acho que vou botar os jornalistas do Brasil vinculados ao Ibama.'

O presidente comentava uma reportagem do UOL, segundo a qual ele usou recursos públicos em sua campanha a deputado federal em 2014: 'É de uma imbecilidade. (...) Não sabe nem mentir mais'. Acusou, ainda, a Folha de S. Paulo de 'usar mentiras'. Em nenhum dos casos - como já é habitual - Bolsonaro apresentou fatos para contrapor a reportagem ou demonstrar o uso de mentiras.

Novamente, Jair Bolsonaro usa um discurso típico de líderes autoritários: diante de uma notícia que o desagrada, ataca o mensageiro, sem se preocupar em esclarecer o fato noticiado.

Se quer mesmo preservar o jornalismo e os jornalistas, basta o presidente obedecer a Constituição sob a qual governa e respeitar a liberdade de imprensa, deixando de lado declarações irresponsáveis e retaliações.

Diretoria da Abraji, 6 de janeiro de 2020."

O que disse Bolsonaro

O novo ataque à imprensa aconteceu hoje pela amanhã, na entrada do Palácio da Alvorada, onde Bolsonaro costuma cumprimentar eleitores. O presidente disse que cada vez menos pessoas confiam na mídia e que a leitura de jornais "envenena e desinforma".

"Quem não lê jornal não está informado. E quem lê está desinformado. Tem de mudar isso. Vocês são uma espécie em extinção. Eu acho que vou botar os jornalistas do Brasil vinculados ao Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente]. Vocês são uma raça em extinção", declarou.

A reportagem do UOL à que Bolsonaro fez referência lembra que, apesar de incentivar os eleitores a não votarem em quem utiliza o fundo eleitoral, o então deputado federal usou dinheiro público para a campanha de 2014.

"O UOL falou: Bolsonaro falou para não votar em candidatos que usem o fundão, mas ele usou em 2014. O fundão é de 2017. É de uma imbecilidade. Não vou dizer todo mundo aqui, para não ser processado pela ANJ [Associação Nacional de Jornais] e não sei o quê, mas é de uma imbecilidade.", disse.

Ainda que Bolsonaro afirme que a matéria o acusa de ter utilizado o fundo eleitoral, o texto, na verdade, fala sobre o repasse de verba pública ao PP, partido ao qual ele era filiado.