Topo

Esse conteúdo é antigo

Jair Bolsonaro passa por "exames de rotina" em hospital de Brasília

Presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, em Brasília - ADRIANO MACHADO
Presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, em Brasília Imagem: ADRIANO MACHADO

Eduardo Militão

Do UOL, em Brasília

08/01/2020 11h58

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esteve no Hospital da Força Aérea de Brasília (HFAB), nas proximidades do aeroporto da capital, na manhã de hoje para "exames de rotina", segundo informou a assessoria do Planalto.

Os auxiliares do presidente não informaram se o atendimento tinha relação com a extração de material da orelha feita mês passado, quando o próprio presidente ventilou a possibilidade de ter câncer de pele - ele recuou depois do que dissera.

O presidente saiu do Palácio da Alvorada ainda antes da 9h de hoje. Pouco antes das 10h, já havia deixado o HFAB por uma saída diferente, longe da imprensa.

A reportagem do UOL questionou a assessoria do Planalto sobre os detalhes do atendimento. Mas os auxiliares se limitaram a informar que eram exames de rotina. Hoje, o presidente da República não tinha compromissos oficiais agendados para a manhã.

A previsão era que Bolsonaro seguisse para o Palácio do Planalto logo depois de deixar o hospital, mas ele não retornou imediatamente. Ele só chegou à sede da Presidência da República por volta das 11h. Não se sabe se ele teve alguma reunião de trabalho neste meio tempo.

À tarde, Bolsonaro se reúne com o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, com o secretário do Esporte do Ministério da Cidadania, general Décio dos Santos Brasil, e com o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Biópsia rejeitou câncer, disse presidente

Em 11 de dezembro, Jair Bolsonaro afirmou que "a possibilidade de câncer de pele existe" depois de fazer um exame que extraiu material de sua orelha. No dia seguinte, ele assegurou que não tinha nenhum tumor maligno.

Em 21 de dezembro, o presidente afirmou que uma biópsia garantiu que ele não possui câncer.

Amanhã, Jair Bolsonaro viaja com a filha Laura para o Guarujá (SP), cidade do litoral norte paulista. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, não deve ir.

Há quatro dias, ela fez uma cirurgia para trocar próteses de silicone e corrigir um afastamento do músculo do abdômen, algo comum em mulheres que passaram por gestações.

Por causa da cirurgia, Michelle não acompanhou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na viagem à base naval de Aratu, na Bahia. Bolsonaro acabou voltando mais cedo do período de descanso.

Agora, a expectativa é que ele repouse no Guarujá para compensar isso, informaram assessores do Palácio ao UOL.

Ele deve sair de Brasília na quinta-feira (9) e retornar à capital federal na terça-feira (14) pela manhã. Além de descansar junto a parentes, Bolsonaro deve visitar uma Santa Casa e ter reuniões com políticos locais.