Topo

Esse conteúdo é antigo

Aliança pelo Brasil diz que 'partidos autoritários tentam derrubar' sigla

21.nov.2019 - O presidente Jair Bolsonaro e senador Flavio Bolsonaro falam para militantes durante convenção nacional para criação da Executiva Nacional do novo partido Aliança pelo Brasil, no Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília - FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
21.nov.2019 - O presidente Jair Bolsonaro e senador Flavio Bolsonaro falam para militantes durante convenção nacional para criação da Executiva Nacional do novo partido Aliança pelo Brasil, no Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília Imagem: FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

16/01/2020 13h38

O partido Aliança pelo Brasil, que está em processo de criação liderado pelo presidente Jair Bolsonaro, criticou o PT, PSB, PDT, PSOL e PCdoB por tentarem vetar a atuação dos Cartórios de Notas na filiação de integrantes da nova sigla.

"No início, não acreditavam na força da nossa mobilização voluntária e popular. Agora somos realidade e começamos a incomodar. Partidos autoritários querem ir contra a vontade do povo e tentam nos derrubar, mas verão com quantos Aliados se faz um partido. Nossa Aliança é com você", disse o partido em seu perfil no Twitter.

Os cinco partidos de oposição anunciaram ontem que vão pedir ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para suspender, em todo o país, a atuação dos Cartórios de Notas na filiação do partido.

O site do Aliança orienta que os novos membros entreguem suas fichas de filiação nos cartórios, onde serão armazenadas até que um representante credenciado do partido recolha, o que é questionado pelos partidos. Para eles, como os cartórios são concessões públicas, esse tipo de serviço seria ilegal.

Os partidos pedem que o CNJ, que é a instância corregedora dos Cartórios de Notas, investigue o apoio. "Bolsonaro está usando um serviço público para criar um partido a jato, passando por cima da lei e da moralidade que ele nunca respeitou", disse a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann.

Os cinco partidos políticos também requerem ao CNJ uma inspeção no Cartório de Pituba (BA), que estaria fazendo uma campanha aberta de filiação ao Aliança

.