Topo

Esse conteúdo é antigo

"Movimento bolsonarista não é moderado por leis", diz Glenn a jornal inglês

O jornalista Glenn Greenwald em sessão Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados em Brasília - Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo
O jornalista Glenn Greenwald em sessão Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados em Brasília Imagem: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

29/01/2020 19h20

O jornalista Gleen Greenwald e o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ) afirmaram que o movimento de apoio ao presidente Jair Bolsonaro desafia a Justiça, ignora investigações em andamento e passa por cima de instituições no país.

"O movimento bolsonarista busca provar que não pode ser moderado por leis nem nada mais", declararam em artigo divulgado na tarde de hoje no jornal inglês The Guardian.

"Para provar isso, eles vão desafiar ordens judiciais, ignorar investigações policiais, passar por cima de todas as outras instituições — assim como os ditadores militares fizeram por meio de decretos, com o uso da violência, tortura e assassinato de opositores, ignorando ordens da Suprema Corte e removendo do Congresso parlamentares que minimamente apresentaram oposição a eles", continuaram.

O texto menciona as mensagens apresentadas pelo The Intercept e outros veículos brasileiros, entre eles o UOL, expondo conversas de procuradores da força-tarefa da Lava Jato e pelo então juiz Sergio Moro.

As mensagens eram privadas e enviadas por meio do aplicativo Telegram. O Intercept alega ter recebido o conteúdo por meio de uma fonte anônima. Na última semana, o MPF (Ministério Público Federal) de Brasília denunciou sete pessoas — incluindo Greenwald — sob a acusação de invadir celulares de autoridades brasileiras.

Ao longo do artigo, os dois afirmam serem alvos de ameaças constantes e que não podem andar na rua sem escolta. Eles também citam o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e denúncias contra a família Bolsonaro, além de mencionarem o período da ditadura militar no Brasil.

Ouça o podcast Baixo Clero com análises políticas de blogueiros do UOL.

Os podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.