Topo

Esse conteúdo é antigo

'Moro só se protege com toga, tem medo de virar cidadão comum', diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante entrevista concedida ao UOL em janeiro - UOL
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante entrevista concedida ao UOL em janeiro Imagem: UOL

Do UOL, em São Paulo

05/02/2020 12h27Atualizada em 05/02/2020 13h19

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, "tem medo de virar cidadão comum". A declaração foi dada durante entrevista ao site Brasil 247, transmitida pelo YouTube.

Questionado por Aloizio Mercadante, que foi ministro da Ciência e Tecnologia no final do governo Lula, sobre o anti-petismo no país, o ex-presidente disparou contra Moro, que o condenou em primeira instância pelo caso do triplex no Guarujá.

"Você está lembrado do sadismo do Moro na campanha [presidencial de 2018]? Porque o Moro só se protege com uma toga, tem medo de virar cidadão comum. Toda semana aparecia delação contra o PT", disse Lula.

"Mesmo assim, [Fernando] Haddad teve uma votação exuberante e o PT conseguiu eleger a segunda maior bancada [da Câmara dos Deputados]", afirmou na sequência, sugerindo que houve uma campanha generalizada para tentar reduzir o partido naquelas eleições.

Para Lula, o anti-petismo sempre existiu e não é maior agora do que foi no passado.

"O PT tem 30% [de apoiadores], 30% de gente que não gosta do PT e tem 30%, 40% que precisa ser conquistado", declarou.

'Elite vira-lata'

O ex-presidente também criticou a política externa do governo Jair Bolsonaro (sem partido), em especial a relação com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Para ele, o Brasil está se sujeitando aos interesses norte-americanos em vez de buscar protagonismo no exterior.

"A elite brasileira precisa parar de ser vira-lata. Parar de ficar só lambendo bota dos EUA. Ninguém respeita quem não se respeita. Estou convencido de que o Brasil tem de ser protagonista internacional", declarou.

"Os Estados Unidos não querem que a China seja primeira potência do mundo nem que o Brasil seja protagonista na América Latina", afirmou Lula

Ouça o podcast Baixo Clero, com análises políticas de blogueiros do UOL. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.