Topo

Abraji repudia ataque de chefe da Comunicação de Crivella a repórter do UOL

Do UOL, no Rio

07/02/2020 20h20Atualizada em 07/02/2020 22h03

O subsecretário de Comunicação de Marcelo Crivella, Daniel Pereira, usou hoje sua conta pessoal no Facebook para atacar o repórter do UOL Gabriel Sabóia. A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) repudiou a agressão.

"O prefeito Marcelo Crivella e seus subordinados vêm demonstrando hostilidade e desprezo pelos jornalistas cuja função é informar o público do Rio de Janeiro sobre as ações do governo municipal. Infelizmente, está se tornando um hábito entre algumas autoridades brasileiras atacar o mensageiro, em vez de se explicar à sociedade. Prestar contas sobre seus mandatos é uma obrigação do cargo", disse o presidente da Abraji, Marcelo Trasel.

Pereira xingou o repórter ao se referir à reportagem publicada pelo UOL em 12 de dezembro que revela caso de possível nepotismo na Prefeitura do Rio de Janeiro envolvendo o chefe da Comunicação de Crivella. Ele usou um trocadilho com uma palavra chula para referir-se ao nome do repórter.

O ataque aconteceu em post no perfil pessoal do repórter Cássio Bruno, da revista Veja, que compartilhava reportagem sobre uma briga ocorrida hoje entre Daniel Pereira e outro secretário de Crivella, Gutemberg de Paula Fonseca (Ordem Pública). Daniel Pereira também ofendeu o repórter de Veja no comentário ao post, chamando-o de "mentiroso".

A reportagem de Veja citava a denúncia do UOL sobre o fato de a estrutura da Comunicação da Prefeitura do Rio, chefiada por Pereira, abrigar a namorada dele.

Na ocasião, o UOL procurou a prefeitura por meio de canal oficial, mas Pereira não se manifestou. Após a publicação da reportagem, ele usou seu perfil pessoal em uma rede social para criticar os repórteres. Em janeiro, o subsecretário encaminhou ao UOL notificação extraoficial em que nega a denúncia e pede retratação.