Topo

PTB expulsa Hans River, que insultou jornalista na CPI das Fake News

Hans River do Rio Nascimento durante depoimento à CPMI das Fake News - Jane de Araújo/Agência Senado
Hans River do Rio Nascimento durante depoimento à CPMI das Fake News Imagem: Jane de Araújo/Agência Senado

Judite Cypreste e Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

14/02/2020 13h04


O PTB determinou a expulsão de Hans River do Rio Nascimento de seu quadro de filiados por ele ter insultado a repórter da Folha de S. Paulo Patrícia Campos Melo durante depoimento a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) das Fake News. Ele integrava o partido desde março de 2010 e, de acordo com nota, nunca teve participação ativa.

"O PTB-SP se solidariza com a jornalista Patrícia Campos Mello, e expressa a mais profunda indignação", informou via nota assinada pelo presidente do diretório em São Paulo, Campos Machado.

O partido tomou conhecimento de que Hans River era filiado ao PTB após comunicação do UOL e prometeu tomar providências. Na última terça-feira, o ex-filiado prestou depoimento na CPMI das Fake News porque trabalhou na Yacows, agência de disparo de mensagens pelo WhatsApp.

Ele encaminhou arquivos à repórter Patrícia Campos Mello, algo que negou diante dos deputados federais.

Além de tentar atacar a jornalista profissionalmente, Hans River afirmou que Patrícia estaria interessada sexualmente nele.

As declarações do ex-funcionário da Yacows foram repudiadas pela relatora da CPMI das Fake News, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), que protocolou uma ação para que a Procuradora-Geral da República abra investigação.

A Folha de S.Paulo reagiu publicando matéria mostrando prints de conversas entre Hans River e a repórter, mostrando que foi ele quem se insinuou fazendo convites que não foram respondidos por Patrícia Campos Mello.

A matéria também continha provas de que o ex-funcionário da Yacows encaminhou material para as reportagens veiculadas pelo jornal.