Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula e Dilma se encontram com políticos franceses em Paris

Os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva se encontraram em Paris com políticos franceses - Divulgação/Ricardo Stuckert
Os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva se encontraram em Paris com políticos franceses Imagem: Divulgação/Ricardo Stuckert

Do UOL, em Brasília

01/03/2020 17h48

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT) se reuniram hoje em Paris com lideranças políticas francesas.

O ex-prefeito de São Paulo e candidato do PT à Presidência da República em 2018, Fernando Haddad, também participou do encontro.

Estavam presentes o deputado francês Eric Coquerel e o líder do grupo França Insubmissa, Jean-Luc Mélenchon, que visitou Lula em Curitiba quando o ex-presidente estava preso na sede da Polícia Federal.

A viagem à França foi motivada pela entrega a Lula do título de cidadão honorário de Paris.

A cerimônia, marcada para amanhã, será precedida por uma visita ao Jardim Marielle Franco, inaugurado em setembro de 2019 no 10º distrito da capital francesa, em homenagem à vereadora e ativista de direitos humanos brasileira, assassinada em março de 2018 no Rio de Janeiro.

A viagem é realizada a convite da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e a honraria "reconhece o legado de Lula no combate à miséria e sua luta contra a fome".

O Conselho de Paris [equivalente à Câmara dos Vereadores da capital francesa] decidiu em 3 de outubro de 2019 agraciar Lula com o título de Cidadão Honorário da cidade, considerando que "os direitos civis e políticos do ex-presidente da República Federativa do Brasil, particularmente engajados na luta contra as desigualdades sociais, foram desprezados", segundo texto do convite oficial do evento.

Lula foi libertado em 8 de novembro de 2019, após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que modificou o entendimento sobre a prisão após condenação em segunda instância. O ex-presidente chegou a cumprir 580 dias de prisão na sede da Polícia Federal em Curitiba.