Topo

Esse conteúdo é antigo

Moro comemora fim do motim dos PMs do Ceará: "prevaleceu o bom senso"

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro - Frederico Brasil/Futura Press/Estadão Conteúdo
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro Imagem: Frederico Brasil/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

01/03/2020 22h30

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, comemorou o fim da paralisação dos policiais militares do Ceará.

Em mensagem publicada no Twitter, Moro afirmou que "o governo federal esteve presente, desde o início, e fez tudo o que era possível dentro dos limites legais e do respeito à autonomia do estado.

"Prevaleceu o bom senso, sem radicalismos. Parabéns a todos", acrescentou.

Fim da paralisação após 13 dias

Após 13 dias de paralisação, policiais militares decidiram encerrar na noite de hoje o motim que resultou em um aumento da criminalidade no estado.

Representantes do governo e dos amotinados chegaram a um acordo que não prevê anistia, mas sanções menos pesadas aos militares que participaram do movimento. A informação foi confirmada ao UOL por representantes dos policiais militares.

De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, o estado viveu o período mais violento deste ano: as 29 mortes registradas entre as 6h de quarta-feira (dia 19) e às 6h de quinta (20) extrapolam a média de 6 assassinatos por dia registradas no estado de 1º de janeiro a 18 de fevereiro.

Na semana passada, homens encapuzados fecharam a base na Ciopaer (Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas) e o BPRaio (Batalhão de Ronda e Ações Intensivas e Ostensivas) em Sobral (a 270 km de Fortaleza), cidade onde o senador Cid Gomes (PDT-CE) foi baleado, após tentar entrar em um quartel com uma retroescavadeira.

Diante do impasse nas negociações entre governo estadual e grevistas, o presidente Jair Bolsonaro decidiu assinar um novo decreto para estender por mais uma semana a operação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) no Ceará. A operação se estenderá até a próxima sexta-feira (6).