Topo

Esse conteúdo é antigo

Alcolumbre sai em defesa da democracia: 'Estaremos atentos e vigilantes'

"Não nos furtaremos de tomar a dianteira nas decisões importantes para o nosso País", disse o presidente do Senado - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
'Não nos furtaremos de tomar a dianteira nas decisões importantes para o nosso País', disse o presidente do Senado Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Marcelo Oliveira

Do UOL, em São Paulo

09/03/2020 22h39

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM) fez uma defesa contundente das instituições e do papel do Congresso na democracia brasileira em seu discurso durante a festa de lançamento da TV CNN Brasil.

"O Parlamento tem dado uma mensagem clara à sociedade brasileira. Estaremos atentos e vigilantes e não nos furtaremos de tomar a dianteira nas decisões importantes para o nosso País", disse Alcolumbre, também presidente do Congresso Nacional.

Sem citar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que voltou a convocar a população para as manifestações de 15 de março, dia em que a CNN irá ao ar, o presidente do Senado disse que o Congresso sabe da sua responsabilidade em defesa das instituições. Segundo ele, "o enfraquecimento das instituições é o enfraquecimento da democracia e o Parlamento brasileiro sabe o tamanho de sua responsabilidade".

A cerimônia realizada pela CNN contou com a presença dos presidentes de todos os poderes e do presidente em.exercício Hamilton Mourão. O general defendeu uma mídia "tão livre quanto autêntica" e que exiba "cenas sem filtros e distorções", dizendo torcer para que a CNN "areje e dinamize" a imprensa.

Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o Brasil avança mais "e com uma imprensa cada vez mais livre conseguirá avançar mais".

Já para o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, "em um momento em que o mundo se fecha, a CNN vai abrir o Brasil ao mundo".