Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Witzel cobra Bolsonaro por compensação financeira a estados

Witzel também pediu que as Forças Armadas sejam usadas no atendimento à população atingida pela doença - Pedro Ladeira/Folhapress
Witzel também pediu que as Forças Armadas sejam usadas no atendimento à população atingida pela doença Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Igor Mello

Do UOL, no Rio

13/03/2020 19h18

O governador Wilson Witzel (PSC) cobrou veementemente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) uma compensação financeira aos estados por conta da crise do coronavírus e da queda expressiva do valor do barril de petróleo. Ele também pediu que as Forças Armadas sejam usadas no atendimento à população atingida pela covid-19.

Witzel citou nominalmente Bolsonaro e, em tom de apelo, disse que é preciso um "programa de compensação financeira, utilizando, se preciso, as reservas cambiais e do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]".

Ele também cobrou o emprego dos militares na construção de hospitais de campanha —neste momento, o estado planeja construir esse tipo de estrutura com o Corpo de Bombeiros:

"Quero solicitar ao presidente Jair Bolsonaro que coloque a disposição do nosso povo todos os meios das Forças Armadas. Hospitais de campanha, leitos, profissionais", pregou.

Witzel não quis cravar o valor de compensação necessário, mas disse que o estado do Rio contingenciou R$ 3 bilhões, o que seria "o necessário para o momento". Ele também disse que é "razoável" que a distribuição dos R$ 5 bilhões em auxílio aos estados, anunciada essa semana pelo ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde), ocorra através de estimativas de população de cada unidade federativa.