Topo

Esse conteúdo é antigo

UNE cancela manifestações do dia 18 para evitar propagação do coronavírus

30.mai.2019 - Estudantes fazem manifestação em São Paulo contra os cortes na educação promovidos pelo governo federal - Nacho Doce/Reuters
30.mai.2019 - Estudantes fazem manifestação em São Paulo contra os cortes na educação promovidos pelo governo federal Imagem: Nacho Doce/Reuters

Do UOL, em São Paulo

13/03/2020 14h57

A União Nacional dos Estudantes anunciou hoje que vai cancelar as manifestações previstas para o próximo dia 18 em todo o país contra desmontes do serviço público.

Em comunicado, a UNE informa que mantém greves a paralisações, mas que vai substituir os atos por um "grito de indignação" nas redes sociais e que, quando a pandemia for controlada, "voltará a ocupar as ruas do país".

"Diante do avanço da contaminação do COVID-19 no Brasil, acreditamos que esse é um momento de responsabilidade com a saúde do povo brasileiro e por isso decidimos pelo adiamento dos atos de rua do dia 18, evitando o fomento de grandes aglomerações, conforme orientações da OMS e Ministério da Saúde, mas mantendo as greves e paralisações".

A União ainda fez um apelo às universidades, pedindo que reforcem a prevenção e discutam formas de combate ao coronavírus.

"Consideramos ser de extrema importância que os conselhos superiores tenham a responsabilidade de debater esse caso, agregando também elementos de equipes técnicas de saúde, para tomar medidas e suspender as aulas para evitar a proliferação do vírus", escreveu a UNE, em nota.

Ontem, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que as manifestações do dia 15 de março deveriam ser 'repensadas' em função do coronavírus.