Topo

Esse conteúdo é antigo

'Me arrependo, sim', diz Doria sobre voto em Bolsonaro

Governador ainda negou ter sido eleito "na onda de Bolsonaro", mesmo tendo cunhado o termo "BolsoDoria" na época das eleições - Marivaldo Oliveira/Código19/Estadão Conteúdo
Governador ainda negou ter sido eleito 'na onda de Bolsonaro', mesmo tendo cunhado o termo "BolsoDoria" na época das eleições Imagem: Marivaldo Oliveira/Código19/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

16/03/2020 20h18Atualizada em 17/03/2020 13h15

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), afirmou hoje em entrevista à CNN Brasil que se arrepende de ter votado em Jair Bolsonaro (sem partido). Doria comentava sobre ações contra a disseminação do novo coronavírus quando foi questionado sobre a atitude do presidente, que ontem deixou o isolamento e cumprimentou apoiadores em frente ao Palácio do Planalto.

"Me arrependo, sim. Eu não tenho compromisso com o erro. Se erros foram cometidos, inclusive por mim, eu tenho obrigação de corrigir", disse o governador, que ainda negou ter sido eleito "na onda de Bolsonaro", mesmo tendo cunhado o termo "BolsoDoria" na época das eleições.

Antes, Doria elogiou a atuação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e disse que o presidente deu um "péssimo exemplo ao País" ao furar o isolamento.

"O ministro da saúde, Luiz Mandetta, tem agido da forma correta, diferentemente do governo Bolsonaro", opinou. "Presidente, acorde! O senhor foi eleito para ser presidente do Brasil. Administre o Brasil. Estamos vivendo uma crise gravíssima, não é hora de fazer chacota e chamar humorista."

Janaina também se arrepende

Janaina - Pedro França/Agência Senado - Pedro França/Agência Senado
Imagem: Pedro França/Agência Senado

Mais cedo, a deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) também já havia se declarado arrependida de ter apoiado o presidente. A advogada, uma das autoras do pedido de afastamento contra a ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, pediu ação por parte das autoridades porque "não há tempo para um processo de impeachment".

"Eu me arrependi do meu voto. Que país é esse? Como esse homem vai lá, possivelmente contaminando as pessoas, pegando nas mãos, beijando? Ele está brincando? Ele acha que pode tudo? As autoridades têm que se unir e pedir para ele se afastar, não há tempo para processo de impeachment", declarou.

Assim como Doria, Janaina também criticou a atitude de Bolsonaro de participar de atos pró-governo em Brasília poucos dias após retornar de viagem. "Isso é homicídio doloso", disse. "Vai ser atribuído ao presidente da República, principalmente o presidente da República. O que ele fez ontem é inadmissível, injustificável, indefensável, crime contra a saúde pública", acrescentou.

O Brasil, segundo contabilizado pelo Ministério da Saúde, já registra 234 casos oficiais de covid-19. Ninguém morreu.

Até ontem, 15 unidades da federação tinham casos contabilizados pelo governo federal.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado na primeira versão do texto, Janaina Paschoal não é deputada federal, e sim deputada estadual. O erro foi corrigido.