Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo publica portaria sobre fechamento da fronteira com a Venezuela

Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) - Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) Imagem: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

18/03/2020 06h27

O governo federal publicou na edição de hoje do Diário Oficial da União portaria que determina o fechamento temporário e parcial da fronteira do Brasil com a Venezuela. A medida já havia sido anunciada ontem pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Segundo o documento, a ação foi tomada conforme recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação do novo coronavírus.

"Fica restringida, pelo prazo de quinze dias, contado da data de publicação desta Portaria, a entrada no País, por rodovias ou meios terrestres, de estrangeiros oriundos da República Bolivariana da Venezuela", diz um trecho da publicação.

A restrição não se aplica ao tráfego do transporte rodoviário de cargas. "Não é um fechamento total. O tráfego de mercadorias vai continuar acontecendo", disse Bolsonaro ontem. "Separa Roraima: se você fecha o tráfego com a Venezuela, a economia de Roraima desanda. Não tem como tomar medidas radicais, não vai dar certo", acrescentou.

Na entrevista, o presidente adotou cautela a respeito do fechamento de mais fronteiras nos próximos dias como medida sanitária. "Alguns acham que as palavras 'fechar fronteira' são palavras mágicas. Se a gente tivesse o poder de fechar a fronteira como muitos pensam, não teria entrado droga no Brasil. Nós temos 17 mil quilômetros de fronteiras", argumentou.

Bolsonaro ainda reafirmou o que tem dito, que há uma "histeria" em razão da pandemia. O Brasil tem 291 casos oficiais e 8.819 casos suspeitos da doença, segundo balanço do Ministério da Saúde divulgado na tarde de ontem, dia em que foram confirmadas em função da covid-19, em São Paulo e no Rio.

Coronavírus liga alerta pelo mundo