Topo

Esse conteúdo é antigo

Senado pede desculpas à China por declaração de Eduardo Bolsonaro

Adriano Machado/Reuters
Imagem: Adriano Machado/Reuters

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

19/03/2020 16h52

O Senado emitiu pedido de desculpas para China em razão das acusações feitas pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), de que o país é responsável pela pandemia mundial do novo coronavírus. O documento foi assinado pelo vice-presidente, Antonio Anastasia (PSD-MG), porque o presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP), está infectado pelo vírus e permanece em isolamento.

O documento endereçado ao embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, manifestou respeito, solidariedade e desculpas àquele país. "Nenhum obstáculo poderá separar nossos povos no combate a uma doença tão intensa e arrasadora que muito nos assusta e comove pelas sucessivas e danosas consequências que sabemos, transcendem ao corpo", informou a nota.

O ofício do Senado pede ao embaixador que a mensagem seja entregue ao presidente da China, Xi Jinping. Anastasia afirmou que a experiência adquirida pelos chineses para combater o novo coronavírus será de fundamental importância para o combate ao vírus no Brasil e no mundo.

Ontem, o deputado Eduardo Bolsonaro fez críticas ao governo chinês em uma postagem no Twitter. A manifestação gerou resposta do embaixador da China e da Embaixada. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se manifestou pelo Twitter para pedir desculpas à China, em nome da Câmara.

O ministro das relações exteriores, Ernesto Araújo, foi na contramão e disse que a China deve desculpas ao Brasil e considerou "inaceitável" as críticas que o embaixador fez a Eduardo.