Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente do TSE diz que é cedo para debater adiamento das eleições

Presidente do TSE, Rosa Weber diz que caberia ao Congresso decidir sobre eventual adiamento das eleições - Nelson Jr./SCO/STF
Presidente do TSE, Rosa Weber diz que caberia ao Congresso decidir sobre eventual adiamento das eleições Imagem: Nelson Jr./SCO/STF

Do UOL, em São Paulo

23/03/2020 20h13

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, disse que ainda é cedo para debater o adiamento das eleições municipais deste ano.

"Quanto ao adiamento das eleições municipais 2020, entendo cuidar-se de debate precoce, não sendo demais repisar que tem como objeto matéria prevista expressamente no texto constitucional e na legislação infraconstitucional", disse a ministra Rosa Weber

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), sugeriu ontem que o Congresso adie as eleições municipais deste ano por causa da pandemia de coronavírus. Ele fez a declaração durante uma teleconferência realizada com prefeitos.

"Aliás, eu faço aqui até uma sugestão para vocês discutirem aí", iniciou o ministro. "Está na hora de o Congresso olhar e falar: 'Ó, adia". Faz um mandato tampão desses vereadores e prefeitos, porque eleição no meio do ano... uma tragédia, porque vai todo mundo querer fazer ação política. Eu sou político, não esqueçam disso."

As afirmações de Mandetta foram dadas quando os prefeitos de Campinas (SP), Jonas Donizette (PSB), e de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), o questionava sobre o problema na chegada das verbas aos municípios. Eles pediam que o dinheiro do governo federal viesse sem a intermediação dos estados.

Mandetta afirmou que iria agir de forma descentralizada e dando a "máxima liberdade" aos prefeitos, mas pediu que tudo fosse integrado com todos os órgãos públicos, mesmo "com todas as diferenças políticas" existentes entre os administradores.

"Senão daqui a pouco um vai pagar mais para o médico do hospital 'A', do hospital 'B'. Tira um enfermeiro de lá para cá... Vocês entram em colapso por 'bateção' de cabeça", argumentou o ministro.

Foi aí que Mandetta sugeriu adiar as eleições. Com a resposta do ministro, Donizette pediu que o assunto fosse deixado de lado. "Não é hora de falar nisso. Vamos continuar no corona aqui..."