Topo

OPINIÃO

Para Schelp, estratégia de Bolsonaro por isolamento vertical pode ajudá-lo

Do UOL, em São Paulo

27/03/2020 12h00

Ao adotar um discurso contrário ao de países que também estão passando pela pandemia do novo coronavírus e pedir para que haja um isolamento vertical, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se coloca contrário também ao que estão fazendo estados como Rio de Janeiro e São Paulo. Mas será que a estratégia dele pode dar certo? Para Diogo Schelp, sim.

No podcast Baixo Clero #29, o jornalista vê a possibilidade de o presidente conseguir com que o seu discurso possa convencer em diferentes cenários da doença no Brasil, fazendo assim com que ele se exima de culpa ao priorizar o aspecto econômico.

"Eu acho que pode ser que a estratégia dele dê certo, por mais maquiavélica que seja. Porque é o seguinte, tem dois cenários: o primeiro é que ao final dessa pandemia vão ter ocorrido muitas mortes por causa da doença, e vai ter uma queda da economia, esse é um cenário. O outro cenário é que vai ter pouca morte porque o isolamento deu certo, possivelmente, uma das razões que podem levar que não seja um desastre na saúde pública tão grande, mas vai ter queda na economia, aparentemente, isso é inevitável", afirma Schelp (disponível no vídeo partir de 20:40).

"Ao usar o discurso que ele está usando, ele se sai bem nas duas, porque numa ele fala 'eu falei para não se isolar, está vendo?' e na outra ele fala 'eu falei que ia ser só uma gripezinha'. Então, em qualquer dos dois cenários, ele já está com o discurso pronto, ele já preparou isso. E aí ele já colocou e deixou claro no pronunciamento dele quais são os culpados que ele vai apontar no futuro", completa o jornalista.

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.