Topo

Esse conteúdo é antigo

"Coronavírus é inseto que veio de outro planeta", diz vereador da Bahia

Daniel Leite

Colaboração para o UOL, em Juiz de Fora (MG)

08/04/2020 13h16

O presidente da Câmara Municipal de Guanambi (BA), Zaqueu Rodrigues (DEM), disse em sessão da última segunda-feira que o novo coronavírus é um "inseto que veio de outro planeta".

A afirmação foi proferida no final da reunião, quando ele comentava sobre o combate ao vírus na cidade de 84 mil habitantes, a 675 km de Salvador.

"A gente fica triste por esse inseto que vem outro planeta, que ninguém sabe de onde vem. Nós, vereadores, estamos à disposição do prefeito municipal, quantas vezes ele precisar destes vereadores para fazer melhorias para o povo de Guanambi. Nós estamos à disposição, porque eu sei que a preocupação aqui é de todos", disse o parlamentar, com a máscara posicionada na região do queixo.

A fala foi proferida no final da reunião, enquanto o vereador dizia colocar a Câmara à disposição do prefeito na luta contra a doença. Segundo Rodrigues, não há infectados na cidade.

Após sugerir que o vírus não é da Terra, o parlamentar disse esperar que a doença não chegue a Guanambi. "Eu sei que a preocupação aqui é de todos. Eu sei que hoje o momento é de (se) preocupar e também prevenir porque ninguém quer que essa doença vem (sic) pra Guanambi. Mas nós tem (sic) que pensar se vim (sic), tem que ter o lugar certo para cuidar dessas pessoas", explicou.

Nas redes sociais, o comentário foi imediato e o vereador foi alvo de piadas. "O nome desse outro 'planeta', China!", escreveu um. Mas houve quem o defendesse depois que algumas pessoas perguntaram se havia "vida inteligente" na cidade. "Oi, eu sou de Guanambi e sobre vida inteligente, não defendendo o vereador, mas ele é de origem humilde, veio da roça e infelizmente não sabe argumentar. Hoje em dia é mais fácil as pessoas confiarem em um candidato chucro do que em engravatados que dão palestra", respondeu uma internauta.

A reportagem procurou o gabinete de Rodrigues, mas não obteve resposta.

Na última segunda-feira (6), a prefeitura de Guanambi publicou um decreto com medidas de contingenciamento para o enfrentamento ao novo coronavírus.

Os prazos de suspensão de aulas e eventos e fechamento do comércio não essencial foram estendidos para 30 de abril e 20 de abril, respectivamente.

O decreto assinado pelo prefeito da cidade, Jairo Silveira Magalhães, também determina, entre outras coisas, que bares, restaurantes, lanchonetes e similares têm permissão para funcionar apenas com serviços de entrega, e cultos e outras manifestações religiosas só podem se realizados sem a presença física de público, somente virtualmente.