Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro esfrega o nariz e cumprimenta idosa durante passeio por Brasília

Bolsonaro esfrega nariz em braço - Reprodução
Bolsonaro esfrega nariz em braço Imagem: Reprodução

Do UOL, em Brasília

10/04/2020 14h16

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante um passeio por diferentes pontos de Brasília, apertou a mão de uma mulher idosa e de um homem poucos instantes após ter esfregado o próprio nariz com o dorso da mão com que fez os cumprimentos.

O coronavírus pode ser transmitido pelo contato com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse e catarro.

A cena foi presenciada por jornalistas e apoiadores do presidente, que acompanharam o passeio do presidente.

O presidente foi criticado nas redes sociais pela atitude.

Bolsonaro tem desrespeitado a recomendação de isolamento social como forma de reduzir a velocidade de transmissão do novo coronavírus.

Recentemente, o Ministério da Saúde também passou a incentivar que as pessoas saiam à rua usando máscaras. A medida serve para evitar que pessoas sem sintomas transmitam o vírus.

10.abr.2020 - O presidente Jair Bolsonaro esfrega o nariz pouco antes de cumprimentar apoiadores - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
O presidente Jair Bolsonaro esfregou o nariz e cumprimentou apoiadores
Imagem: Reprodução/TV Globo

Hoje, Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, pouco depois das 9h.

Acompanhado por uma comitiva de seguranças, ele foi primeiro ao HFA (Hospital das Forças Armadas), depois parou em uma farmácia, onde tirou fotos com apoiadores e, por fim, visitou o filho Jair Renan, em um prédio na região do Sudoeste.

10.abr.2020 - O presidente Jair Bolsonaro cumprimenta uma idosa após ser esfregado o nariz - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
O presidente Bolsonaro cumprimenta uma idosa após esfregar o nariz
Imagem: Reprodução/TV Globo

Foi nessa última parada que Bolsonaro esfregou o nariz com a mão direita e em seguida apertou a mão de uma idosa e de um outro apoiador.

A cena foi registrada pela TV Globo.

No final da tarde de ontem, Bolsonaro foi a uma padaria na Asa Norte de Brasília, contrariando as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que defendem o isolamento.

No balcão da padaria, Bolsonaro comeu um pão doce e bebeu refrigerante

Segundo decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), o comércio pode vender alimentos, mas não é permitido consumir no local.

Em 29 de março, o presidente também quebrou o isolamento social e percorreu regiões comerciais em Taguatinga e Ceilândia, no Distrito Federal.