Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria critica Bolsonaro e diz que presidente apoiou ato 'antidemocrático'

Governador de São Paulo, João Doria (PSDB)  - BRUNO ESCOLASTICO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Governador de São Paulo, João Doria (PSDB) Imagem: BRUNO ESCOLASTICO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

19/04/2020 16h59

O governador João Doria (PSDB) criticou hoje a postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que discursou durante uma manifestação contra o isolamento social e que, entre outras bandeiras, pedia o fechamento do Congresso Nacional.

"Lamentável que o presidente da república apoie um ato antidemocrático, que afronta a democracia e exalta o AI-5. Repudio também os ataques ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal. O Brasil precisa vencer a pandemia e deve preservar sua democracia", postou Doria em sua conta oficial no Twitter.

O governador de São Paulo tem sido um dos principais adversários políticos do presidente da República nas ações para combater o novo coronavírus. Doria é a favor do isolamento social mais rígido contra a doença, enquanto Bolsonaro tem feito declarações a favor de flexibilizar as medidas para evitar um colapso na economia do país.

Jair Bolsonaro (sem partido) discursou em frente a uma multidão de militantes aglomerados que pediam o fechamento do Congresso e o retorno do Ato Institucional número 5, uma regra baixada na ditadura militar. "Não queremos negociar nada", afirmou ele, usando camiseta vermelha em cima de uma caminhonete branca.

O discurso foi transmitido ao vivo pelas redes sociais do próprio presidente. "Todos no Brasil têm que entender que estão submissos à vontade do povo brasileiro", disse ele, antes de começar a tossir bastante. "Chega da velha política".

Antes de falar, os militantes gritavam "Mito", "AI-5" e "Fora, Maia" - uma referência ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Um homem berrou várias vezes "Fecha o Congresso, o STF" e sua voz foi captada pelos microfones dos cinegrafistas do presidente, que faziam a transmissão ao vivo.