Topo

OPINIÃO

Schelp: Novo ministro da Saúde tem a chance de encontrar um caminho do meio

Do UOL, em São Paulo

19/04/2020 04h00

O protagonismo de Luiz Henrique Mandetta no combate à pandemia do novo coronavírus e a defesa do isolamento social horizontal durante sua gestão no Ministério da Saúde, medida contrária ao discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), causaram um desgaste que culminou em mudança no comando da pasta. O novo ministro Nelson Teich tem como desafio lidar com a covid-19 sem entrar em rota de colisão com a presidência.

No podcast Baixo Clero #32, o jornalista Diogo Schelp vê a oportunidade para que Teich opte por um caminho neutro em relação ao que defendia Mandetta e ao que propõe Bolsonaro, já que Supremo Tribunal Federal definiu que a decisão do isolamento cabe aos prefeitos e governadores.

"O presidente talvez já esteja disposto a lavar as mãos em tudo o que se refere à pandemia. E ele já colocou nas costas dos governadores a questão do isolamento social, chamou para si a responsabilidade de encontrar uma cura, então ele saiu colocando algumas esperanças em alguns remédios. E por isso que eu acho que o novo ministro da Saúde tem a chance de encontrar um caminho do meio e não necessariamente precisar confrontar o presidente nessa questão do isolamento social. Justamente por decisões como essa do STF, que já colocou um limite para o presidente", afirma Schelp (disponível no arquivo acima a partir de 22:52).

O jornalista afirma que o trabalho feito pelo Ministério da Saúde durante a gestão de Mandetta distribuiu equipamentos e treinamentos para localizações no interior do Brasil e acredita que a equipe técnica do novo ministro dê sequência a este trabalho.

"Eu conversei com médicos essa semana que me contaram que tem muitos lugares no interior do país que nunca tiveram equipamentos de respiradores e que agora estão recebendo aos montes. O Ministério da Saúde já distribuiu e já começou a distribuir e continua distribuindo respiradores para o interior do país. E médicos dos grandes centros e enfermeiros dos grandes centros que são especializados em usar esse tipo de equipamento estão viajando nas suas horas vagas para o Norte de Minas, interior do país, para dar treinamento para as pessoas saberem usar, esterilizar esses equipamentos", afirma Schelp (disponível a partir de 2:26).

"Esse trabalho também é muito importante e certamente continuará sendo feito. O novo ministro terá uma equipe, com certeza, também técnica, que continuará fazendo isso, então eu acredito que talvez não seja um desastre como muita gente pode imaginar", finaliza.

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.