Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula: Não é hora de empresários pressionarem pelo fim do isolamento

Lula também se mostrou aberto ao movimento "fora, Bolsonaro" - UOL
Lula também se mostrou aberto ao movimento 'fora, Bolsonaro' Imagem: UOL

Do UOL, em São Paulo

23/04/2020 10h29

Em entrevista à rádio O Povo CBN, do Ceará, concedida na manhã de hoje, o ex-presidente Lula (PT) criticou a pressão que os empresários têm feito para reabrir os comércios em meio à pandemia do novo coronavírus.

"Os empresários estão fazendo pressão nos governadores, certo. Agora: os empresários estão dando garantia de vida aos trabalhadores que eles querem que voltem a trabalhar?", disse.

"Eles assumem o compromisso de que na fábrica deles, na loja deles, não vai nenhum trabalhador pegando coronavírus?", indagou novamente.

Para Lula, a hora "não é de fazer pressão", e sim "de sentar e encontrar uma solução negociada", e disse que o isolamento ainda é a melhor forma de conter a disseminação do vírus.

"O isolamento permite que, com as pessoas ficando em casa, a gente tenha mais garantia de que não elas não fiquem doentes", pontuou.

Lula também disse que, quando Jair Bolsonaro se tornou presidente, o militar reformado não estava preparado para governar o Brasil nem em um estado de "normalidade", e nem durante uma crise com a enfrentada hoje.

"Quando você tem uma crise que você não sabe como resolvê-la, a melhor coisa que você faz é juntar parceiros em torno de você para resolver", disse Lula, argumentando que Bolsonaro fez o contrário ao não estabelecer um diálogo com prefeitos e governadores.

"O presidente deveria estar se reunindo semanalmente com os governadores, os técnicos e os cientistas para discutir cada medida a se fazer [em meio à crise]", pontuou.

Perguntado sobre a sua adesão ao impeachment de Bolsonaro, Lula disse que chegou à conclusão de que "não há saída para o Brasil" com o militar no poder.

"É possível fazer um levantamento dos crimes de responsabilidade que ele já cometeu - e foram muitos - e tentar discutir o 'fora, Bolsonaro'. É preciso começar o movimento", disse.

Ontem, o presidente do PDT, Carlos Lupi, e o ex-candidato a presidente pelo mesmo partido em 2018, Ciro Gomes, anunciaram que protocolaram na Câmara um pedido de impeachment contra Bolsonaro.

A motivação do pedido se dá por conta da participação do presidente da República em uma manifestação em Brasília no último domingo (19). Na ocasião, manifestantes pediam por intervenção militar no país.