Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro diz que Moro queria indicação ao STF antes de saída de Valeixo

Do UOL, em São Paulo

24/04/2020 17h31

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta tarde, em pronunciamento à nação, que o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública teria sido favorável à saída de Maurício Valeixo da direção da Polícia Federal (PF) em troca de uma indicação ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Mais de uma vez o senhor Sergio Moro disse para mim: 'Pode trocar o Valeixo sim, mas em novembro, depois que me indicar para o Supremo Tribunal Federal'", disse Bolsonaro. "É desmoralizante para um presidente ouvir isso e, mais ainda, externar", acrescentou.

Por regra da Corte, uma vaga será aberta no Supremo em novembro deste ano, na ocasião do aniversário do ministro Celso de Mello — o decano completará 75 anos, idade na qual ministros do STF são aposentados compulsoriamente.

Moro nega 'moeda de troca'

Em nota, o ex-juiz afirmou que a nomeação para o STF nunca esteve em pauta como "moeda de troca" para a exoneração de Valeixo.

"A permanência do Diretor Geral da PF, Maurício Valeixo, nunca foi utilizada como moeda de troca para minha nomeação para o STF. Aliás, se fosse esse o meu objetivo, teria concordado ontem com a substituição do Diretor Geral da PF", afirmou ele em rede social após o pronunciamento.

Embates entre Moro e Bolsonaro

Durante o pronunciamento desta tarde, Bolsonaro acusou Moro de ter se preocupado apenas com "interesses próprios". O ex-juiz anunciou hoje sua saída do governo após a exoneração de Valeixo, um de seus homens fortes na PF.

Ao anunciar que deixaria o cargo, hoje mais cedo, Moro fez várias acusações contra Bolsonaro. O ex-juiz declarou que o mandatário trocou o comando da PF para ter acesso a investigações e relatórios da entidade, o que é proibido pela legislação. Também declarou que Bolsonaro estava preocupado com inquéritos que correm atualmente no STF.