Topo

Esse conteúdo é antigo

Witzel defende Moro e diz que é 'grave' denúncia de ligação direta com a PF

Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro, foi colega de Sergio Moro na Polícia Federal - Fabio Teixeira/NurPhoto via Getty Images
Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro, foi colega de Sergio Moro na Polícia Federal Imagem: Fabio Teixeira/NurPhoto via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/04/2020 15h22

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, declarou apoio a Sergio Moro após o ex-juiz da Lava Jato anunciar a demissão do Ministério da Justiça.

"Eu conheço o Moro, nós fomos da Polícia Federal e temos visão muito próxima do que é combate à corrupção e preservação das instituições. A demissão dele culmina com uma série de discordâncias de manifestações e ações do presidente que são contrárias aos entendimentos que temos sobre a legislação penal", afirmou, em entrevista à Globo News.

Witzel atacou Bolsonaro e classificou como 'muito grave' a denúncia de que o presidente teria demitido o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, para ter ligação direta e acesso privilegiado às investigações da instituição.

"Eu já vinha observando esse desgaste, ver o Moro pedir demissão exatamente porque o presidente quer ter informações diretas da PF é muito grave", afirmou.

Witzel defende que haja investigação para apurar se Bolsonaro realmente interferiu ou tem intenção de interferir no comando da PF.

O governador lembrou que é considerado um "desafeto" do governo Bolsonaro porque, segundo afirmou, "no Rio a polícia tem autonomia". Ele disse que não concorda completamente com o trabalho da PM, mas que respeita regras democráticas e defende a autonomia das polícias.

"Tenho críticas sim à atuação da Polícia Militar, mas faz parte da democracia e cada um responde por seus atos, a mim cabe dar estrutura para a polícia trabalhar e não interferir no trabalho dela", disse. "Todos os policiais e delegados têm que ter proteção e segurança de que não serão perseguidos, de que a polícia não vai ser manipulada".

Wizel lembrou, ainda, acusações de Bolsonaro contra ele: "Eu fui acusado pelo presidente de manipular a Polícia Civil no caso da investigação do assassinato da Marielle [Franco, vereadora morta em 2018], de manipular o Ministério Público e até o poder judiciário, declaração que me causou muito desconforto, uma série de ataques na internet, rotulações de traidor".

Assista ao anúncio de demissão de Sergio Moro do Ministério da Justiça: