Topo

Esse conteúdo é antigo

Exoneração de Sergio Moro é publicada no Diário Oficial

O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro -
O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro

Do UOL, em São Paulo

24/04/2020 18h59

A exoneração de Sergio Moro como ministro da Justiça e Segurança Pública foi publicada no início da noite de hoje em edição extra do Diário Oficial da União. Moro anunciou, nesta manhã, sua demissão do Ministério da Justiça e da Segurança Pública após a exoneração do diretor-geral da PF, Maurício Valeixo.

Em pronunciamento feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à nação, nesta tarde, o mandatário afirmou que Moro só pensa no próprio ego e não se importa com o bem dos brasileiros e do país.

"Hoje pela manhã, tomando café com alguns parlamentares, eu lhes disse: hoje vocês conhecerão aquela pessoa que tem o compromisso consigo próprio, com seu ego, e não com o Brasil. O que eu tenho ao meu lado é o povo brasileiro", disse o presidente.

Mais cedo, Moro fez várias acusações contra Bolsonaro em forte pronunciamento. O ex-juiz declarou que o mandatário trocou o comando da PF para ter acesso a investigações e relatórios da entidade, o que é proibido pela legislação. Também declarou que Bolsonaro estava preocupado com inquéritos que correm atualmente no STF (Supremo Tribunal Federal).

Bolsonaro, ao fim da tarde, declarou que Moro teria sido favorável à saída de Valeixo ao fim do ano, caso o presidente o indicasse a uma vaga no STF. "Mais de uma vez o senhor Sergio Moro disse para mim: 'Pode trocar o Valeixo sim, mas em novembro, depois que me indicar para o Supremo Tribunal Federal'", disse o presidente.

Em nota, o ex-juiz negou que tivesse feito tal proposta ao mandatário: "A permanência do Diretor Geral da PF, Maurício Valeixo, nunca foi utilizada como moeda de troca para minha nomeação para o STF. Aliás, se fosse esse o meu objetivo, teria concordado ontem com a substituição do Diretor Geral da PF", escreveu em rede social.