Topo

Esse conteúdo é antigo

Moro diz que continuará defendendo aprovação de projetos anticorrupção

Sergio Moro - UESLEI MARCELINO/Reuters
Sergio Moro Imagem: UESLEI MARCELINO/Reuters

Do UOL, em São Paulo

27/04/2020 13h35

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro disse que continuará defendendo a aprovação de projetos anticorrupção mesmo fora do governo.

Ele citou especificamente a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) e PL (Projeto de Lei) da execução em segunda instância.

"Como cidadão, continuarei defendendo, como sempre fiz enquanto estive no governo, a aprovação de projetos anticorrupção, em especial a PEC ou o PL da execução em segunda instância. Claro que, no momento, a prioridade é combater a pandemia de covid e seus efeitos, como o desemprego", escreveu Moro.

No ano passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou a prisão após a condenação em segunda instância, retornando ao entendimento de que um réu só pode cumprir pena depois que esgotar os recursos na Justiça. A decisão beneficiou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um dos condenados por Moro quando ele era o juiz federal responsável pela Lava Jato.

Moro deixou o cargo no governo Bolsonaro (sem partido) na última sexta-feira depois que o presidente exonerou o diretor-geral da PF (Polícia Federal) Maurício Leite Valeixo.

O ex-juiz declarou que o mandatário trocou o comando da PF para ter acesso a investigações e relatórios da entidade, o que é proibido pela legislação. No mesmo dia, horas depois, Bolsonaro convocou uma coletiva e negou que tenha intenção de fazer qualquer interferência política na instituição.