Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula diz que Bolsonaro tem "falta de respeito" com mortos por coronavírus

Zanone Fraissat/Folhapress
Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

29/04/2020 08h56

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva disse, em entrevista para a Rádio Tupi, que Jair Bolsonaro demonstra falta de respeito e solidariedade com vítimas e familiares do novo coronavírus e já cometeu "muitos crimes e ilegalidades" no mandato.

Lula citou a declaração de ontem do presidente e fez críticas ao ministro da Saúde, Nelson Teich, por sua postura na crise que o ex-presidente classifica como "sanitária, econômica, financeira e institucional".

"Ontem, quando ele diz 'me chamo Messias, mas não faço milagre, e daí que morreu não se quantas pessoas?' essa falta de respeito e solidariedade às vítimas de coronavírus e familiares é que mostra que efetivamente o Brasil precisa pensar como vai sair dessa encalacrada que nos metemos no país", disse.

"Por isso acho que nós não temos outro jeito se não tentar discutir a própria mudança do governo porque o que eles têm feito na economia, na área da saúde? Vi o pronunciamento do ministro da saúde e a impressão é que ele não entende nada de saúde. É um empresário da área, trata de fundo de investimento da saúde", completou

A declaração de Lula em relação a Bolsonaro se refere à seguinte frase do presidente ao ser questionado ontem sobre o número de mortes nas últimas 24 horas em decorrência da covid-19. "E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre", disse. Na sequência, o presidente disse que se solidarizava com os familiares das vitimas.

Impeachment

Lula voltou a acenar apoio a um possível impeachment de Bolsonaro, desde que algum processo tenha andamento no Congresso Nacional.

"Sou a favor se provar que é crime de responsabilidade, se está na Constituição. Com a Dilma inventaram uma mentira de pedaladas. Bolsonaro cometeu muitos crimes, muitas ilegalidades. Se o presidente da Câmara quiser colocar em votação o impeachment, serei totalmente favorável", disse.

Críticas a Moro

Na entrevista, Lula voltou a fazer críticas ao ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro."Nós não merecemos isso, povo não merece isso. 2018 foi um ano nefasto para a sociedade brasileira e o seu Moro, que fica posando de santo, é um dos responsáveis, por que foi o seu Moro que criou o Bolsonaro, não foi Bolsonaro que criou ele. Então essa desgraça que nós estamos vivendo hoje se deve a responsabilidade dessa gente que eu acabei de falar agora", disse.

Lula ainda disse que, no momento, é importante o brasileiro se preocupar com a saúde para evitar a disseminação do novo coronavírus. O ex-presidente ainda disse que é preciso respeitar o isolamento social.

"Nesse instante nós temos que nos preocupar com a saúde do povo e para cuidar da saúde do povo eu queria dar um conselho. Eu sei que você quer trabalhar, eu sei que você precisa de dinheiro, mas se você ama sua família quem está melhor forma de você cuidar dela é você nunca vou se você tiver que sair para trabalhar, use máscaras", disse.

"Se você tiver que sair, o seu patrão quer que você trabalhe, pergunta se ele vai dar garantia para você, porque o mesmo discurso que ele faz para levar você a trabalhar ele não garantirá a sua vida, e quando você morrer eu quero saber quem vai se preocupar com a sua família. Então é importante que os governos tenham uma responsabilidade mesmo, não é só querer abrir o comércio", completou.

Sobre economia, Lula voltou a defender que o Governo "imprima dinheiro" como forma de garantir o bem-estar da população.