Topo

MBL pede que Justiça suspenda nomeação de diretor da PF feita por Bolsonaro

Diretor-geral da PF, Rolando Alexandre de Souza (dir), ao lado de Jair Bolsonaro - Isac Nóbrega/PR/Divulgação
Diretor-geral da PF, Rolando Alexandre de Souza (dir), ao lado de Jair Bolsonaro Imagem: Isac Nóbrega/PR/Divulgação

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

04/05/2020 19h42

O MBL (Movimento Brasil Livre) acionou, hoje (04), a Justiça Federal em Brasília para pedir a suspensão da nomeação do novo diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza. O novo comandante da corporação foi nomeado hoje por Jair Bolsonaro (sem partido) e tomou posse em uma cerimônia fechada à imprensa.

Essa não é a primeira movimentação do MBL contra o governo. O grupo, que já apoiou Bolsonaro, ingressou com pedido de impeachment contra o presidente na última semana e critica posturas adotadas pelo mandatário contrárias às orientações sanitárias de prevenção ao Covid-19.

A ação justifica que a nomeação de Rolando "atenta mortalmente contra a moralidade administrativa, a probidade, as instituições democráticas, a Pátria e contra o povo desta nação".

"O primeiro ato de Rolando foi substituir o superintendente da PF no Rio de Janeiro, o que corrobora as denúncias feitas por Sérgio Moro e demonstra a interferência de Bolsonaro na corporação para blindar os filhos contra investigações", afirmou ao UOL o advogado que moveu a ação, Rubens Nunes.

"Em termos práticos, Bolsonaro substituiu o nomeado por terceiro alinhado à seus interesses escusos, como ficou evidenciado em seu primeiro ato após empossado - O novo Diretor da Polícia Federal substituiu o superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro", considerou a ação.

Na última semana, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes barrou a nomeação de Alexandre Ramagem, próximo à família Bolsonaro. O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, abandonou o governo após acusar Bolsonaro de interferir politicamente no cargo de comando da PF.

Bolsonaro obedeceu a decisão da Corte e não deu posse à Ramagem. Na última quarta-feira (29), quando estava marcada a posse de Ramagem, aconteceu a posse do ministro da Justiça, André Mendonça. Durante a cerimônima, Bolsonaro afirmou que insistiria na nomeação da direção da PF.