Topo

Esse conteúdo é antigo

Mourão defende Constituição e critica quem causa 'discórdias e intrigas'

Hamilton Mourão, vice-presidente da República, à frente de um militar que bate continência - Evaristo Só/AFP
Hamilton Mourão, vice-presidente da República, à frente de um militar que bate continência Imagem: Evaristo Só/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/05/2020 13h05

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), disse na manhã de hoje que a Constituição não será descumprida e pontuou sobre os "limites e responsabilidades" dos três poderes.

"Neste momento em que se procura turvar o ambiente nacional pela discórdia e intriga, é importante deixar claro, como o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou ontem, que ninguém irá descumprir a Constituição", disse Mourão em uma publicação em seu perfil no Twitter.

Colocando um porém em sua fala, o general da reserva disse que cada poder - executivo, legislativo e judiciário - deve ter "seus limites e responsabilidades".

"Chegamos no limite, não tem mais conversa"

Na manhã de ontem, Bolsonaro se fez presente em um ato de apoiadores de sua gestão em frente ao Palácio do Planalto, no qual disse não admitir mais interferências em seu governo e que as Forças Armadas "estão com o povo".

Bolsonaro também disse que chegou "no limite" e que vai cumprir a Constituição "a qualquer preço", enquanto os manifestantes gritavam palavras de ordem contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional.

No mesmo ato, dois repórteres, um fotógrafo e um motorista do jornal O Estado de S. Paulo foram insultados e agredidos por apoiadores do governo e tiveram que sair do local escoltados pela PM.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.