Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministro Ricardo Salles é expulso do Partido Novo; decisão cabe recurso

Ministro do Meio Ambiente estava suspenso temporariamente - Rahel Patatrasso/Reuters
Ministro do Meio Ambiente estava suspenso temporariamente Imagem: Rahel Patatrasso/Reuters

Do UOL, em São Paulo

07/05/2020 11h39

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi expulso hoje do Partido Novo. O anúncio foi feito por ele em sua conta oficial no Twitter e confirmada pela sigla. Ainda cabe recurso da decisão, que foi tomada pela Comissão de Ética Partidária.

"Fui comunicado da minha expulsão por ter assumido "sem qualquer informação prévia ou pedido de autorização ao Partido Novo, o cargo de Ministro de Estado do Meio Ambiente no governo do atual Presidente Sr. Jair Messias Bolsonaro". Entre Amoedo e Bolsonaro, fico com Bolsonaro", disse.

Horas depois, o Novo confirmou a expulsão e afirmou que decisão ainda corre em sigilo. Conforme divulgado por Ricardo Salles, a Comissão de Ética Partidária (CEP) do NOVO decidiu pela sua expulsão do partido, em uma decisão que ainda corre em sigilo e da qual cabe recurso. A CEP é um órgão independente, composto por filiados que não são membros do Diretório Nacional

Salles estava suspenso temporariamente pela sigla. A suspensão foi determinada em outubro de 2019, pela Comissão Nacional de Ética Partidária, conforme artigos 19 e 72 do estatuto do Novo. Salles está suspenso até o julgamento final de denúncia apresentada perante a comissão, conforme requerimento protocolado em agosto.

O pedido de suspensão de Salles questionava a atuação dele como ministro. Entre outros fatos, o integrante do governo Bolsonaro já relativizou o aquecimento global, questionou dados sobre o desmatamento da Amazônia e culpou o Greenpeace pelo vazamento de óleo que atingiu o Nordeste no ano passado.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado na primeira versão do texto, o óleo atingiu as praias do Nordeste no ano passado, e não no mês passado. O erro foi corrigido.