Topo

Esse conteúdo é antigo

Mandetta fez crítica 'subliminar' a Bolsonaro na despedida do ministério

Presidente Jair Bolsonaro ao lado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante evento em Brasília - ADRIANO MACHADO
Presidente Jair Bolsonaro ao lado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante evento em Brasília Imagem: ADRIANO MACHADO

Do UOL, em São Paulo

12/05/2020 10h49

Em sua última entrevista coletiva, logo após ser demitido, ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), fez uma crítica velada ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Foi o que revelou a revista Época hoje.

Na ocasião, Mandetta disse que Bolsonaro era "extremamente humanista", o que parecia ser um elogio ao presidente. Na verdade, o ex-ministro estava fazendo uma citação de "A Peste", livro de Albert Camus.

No livro, os humanistas são descritos por Camus como pessoas que acreditam que os seres humanos sempre vencem a morte.

Procurado pela revista, Mandetta confirmou a referência, garantindo que releu o livro há pouco tempo. "É exatamente isso, deixei uma mensagem subliminar para vocês", disse.

Mandetta foi o ministro da Saúde nomeado no início da gestão de Bolsonaro. Com a pandemia do coronavírus, as medidas tomadas pelo ministro começaram a incomodar o presidente.

O ex-ministro era defensor das medidas de isolamento social, criticadas publicamente por Bolsonaro. Os desentendimentos e as recomendações contrárias dadas pelo ministério e pela Presidência se arrastaram por semanas, até que em 16 de abril, Luiz Henrique Mandetta anunciou que havia sido demitido por Jair Bolsonaro, que escolheu Nelson Teich para ocupar o posto.