Topo

Esse conteúdo é antigo

Janaina Paschoal questiona Jefferson aliado a Bolsonaro: 'nunca foi burro'

Deputada estadual por São Paulo alertou Bolsonaro para as manifestações recentes de Jefferson - Mariana Pekin/UOL
Deputada estadual por São Paulo alertou Bolsonaro para as manifestações recentes de Jefferson Imagem: Mariana Pekin/UOL

Do UOL, em São Paulo

13/05/2020 14h28

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) colocou em xeque hoje o suposto apoio do ex-deputado Roberto Jefferson ao presidente Jair Bolsonaro. O presidente do PTB iniciou há algumas semanas uma série de manifestações declarando seu alinhamento e defesa ao governo federal.

Para Janaina, porém, Jefferson pode ser mais do que um aliado, e virar um concorrente de Bolsonaro na direita.

"Essa recente transformação pode até ser vista como estratégica para o centrão levar vantagens no governo Bolsonaro. Mas suas exageradas manifestações deixam dúvidas! Quem potencializa as características que fazem Bolsonaro ser temido será mesmo seu aliado?", questionou a deputada no Twitter.

Janaina faz referência a atitudes como a postagem em que Jefferson posou com um fuzil e escreveu que estava se preparando para o combate "contra o comunismo, contra a ditadura, contra a tirania, contra os traidores, contra os vendilhões da pátria". O conteúdo, na visão de deputada, é muito próximo ao que o próprio Bolsonaro gosta de compartilhar.

"Roberto Jefferson nunca foi burro, nem louco!", publicou Janaina. "Não me lembro de ele ser tão religioso, tão apegado às pautas assim chamadas conservadoras. Nem de gostar de ser fotografado com armas, sempre me pareceu um político convencional, muito bem articulado."

A aproximação de Jefferson tem sido atribuída à vontade da ala do Congresso conhecida como centrão de conseguir mais cargos e posições de destaque no governo Bolsonaro, num momento em que o presidente busca apoio no Poder Legislativo.

Outra hipótese ligada a esse interesse seria a de que Jefferson quer trazer Bolsonaro para o seu partido, já que o presidente permanece sem legenda desde que saiu do PSL.

Mesmo hoje estando na oposição ao presidente, inclusive pedindo a sua renúncia, a deputada recomendou atenção de Bolsonaro ao comportamento recente de Jefferson.

"Esse entusiasmo do presidente do PTB está me parecendo bem estranho! O presidente se ilude com fotos radicais e frases de impacto! Deveria ficar mais atento à consistência dos posicionamentos!", escreveu Janaina.