Topo

Marco Aurélio e Moraes batem boca no STF, e Cármen pede direito a mulheres

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

13/05/2020 19h45Atualizada em 13/05/2020 22h07

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) elevaram o tom da discussão na sessão por videoconferência da tarde de hoje. Após Marco Aurélio Mello dizer que o colega Alexandre de Moraes "gosta muito de falar, mas não gosta de ouvir", ouviu em resposta que ele fala "demais" para a imprensa.

A discussão entre os ministros foi interrompida pelo presidente do tribunal, Dias Toffoli, que retomou a contagem de votos do julgamento como forma de dissipar a hostilidade.

O breve bate-boca ocorreu quando se encaminhava para o fim o julgamento sobre a flexibilização de regras da Lei de Responsabilidade Fiscal durante a pandemia do novo coronavírus.

Marco Aurélio divergia sobre a decisão da maioria dos ministros de manter a validade da decisão de Alexandre de Moraes, que deu aval à flexibilização das regras.

Aparentemente, Marco Aurélio se irritou com uma tentativa de interrupção de sua fala por Moraes. Na transmissão da sessão feita pelo STF não é possível perceber se houve a tentativa de interrupção.

Veja como foi a discussão:

"Vossa excelência vai ouvir, vossa excelência gosta muito de falar, mas não gosta de ouvir", afirmou Marco Aurélio.

"Nem vossa excelência, que gosta muito de falar, inclusive para a imprensa, falar para a imprensa demais", respondeu Moraes.

"Não estou falando à imprensa, estou falando aos integrantes do Supremo, e estou falando com a capa sobre os ombros", rebateu Marco Aurélio.

"Nesse momento", devolveu Moraes.

"Sempre, e quando eu falo à imprensa, não falo em off [off the records, jargão jornalístico para o anonimato da fonte]", disse Marco Aurélio

"Será?", perguntou Moraes, para em seguida ser interrompido por Toffoli, que deu continuidade à sessão.

A capa citada por Marco Aurélio é a peça de vestimenta tradicionalmente utilizada pelos ministros durante as sessões do STF.

Na última semana, em entrevista ao UOL, Marco Aurélio criticou pela imprensa a decisão de Alexandre de Moraes que barrou a posse de Alexandre Ramagem na chefia da Polícia Federal.

Pouco tempo depois na sessão, quando já se analisava outro processo, foi a vez de Toffoli ouvir uma resposta da ministra Cármen Lúcia.

Antes de passar a palavra à ministra, Toffoli afirmou que "as mulheres têm preferência sempre", disse o presidente do Supremo.

"Nós queremos outro tipo de igualdade", rebateu Cármen Lúcia.

A sessão de hoje foi realizada por videoconferência. Os ministros falaram de suas casas ou de seus gabinetes. A medida foi adotada pelo STF como forma de evitar o risco de contágio pelo coronavírus.

O que foi julgado

Na sessão de hoje o STF referendou a decisão do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu durante a pandemia exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

A ação foi apresentada pela AGU (Advocacia-Geral da União), para fazer frente aos gastos emergenciais no enfrentamento da crise econômica e sanitária provocada pelo vírus.