Topo

Esse conteúdo é antigo

"A PF agora é do Brasil", comemora Jair Bolsonaro em meio a investigação

"Gostaram da máscara da Polícia Federal?", perguntou o presidente em conversa com jornalistas - Reprodução/CNN Brasil
"Gostaram da máscara da Polícia Federal?", perguntou o presidente em conversa com jornalistas Imagem: Reprodução/CNN Brasil

Do UOL, em São Paulo

14/05/2020 19h35

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) respondeu a perguntas de jornalistas em frente ao Palácio da Alvorada nesta noite usando uma máscara facial com o logo da Polícia Federal. E brincou: "Gostaram da máscara da Polícia Federal? A PF agora é do Brasil, hein? Como sempre, a PF foi independente, vai continuar independente, e vai continuar nos orgulhando do seu trabalho."

A Polícia Federal é o centro das acusações feitas por Sergio Moro ao presidente. Na coletiva para anunciar sua demissão, no dia 27 de abril, o ex-ministro afirmou que o motivo de sua saída do governo é uma tentativa de Bolsonaro de interferir na instituição.

O presidente teria exonerado por motivos pessoais o diretor-geral da PF Maurício Leite Valeixo, teria tentado obter acesso a investigações e relatórios da entidade — o que é contra a lei.

Moro reiterou as acusações em seu depoimento à Polícia Federal, no dia 2 de maio. Ele afirmou que foi pressionado por Bolsonaro pela troca do comando da PF em uma reunião ministerial no dia 22 de abril — a gravação do encontro está sob análise pericial.

O presidente nega que tenha mencionado a Polícia Federal na reunião: "Vão cair do cavalo sobre o vídeo. Eu não falo 'Polícia Federal', não existe a palavra 'federal' em todo o vídeo. Não existe a palavra superintendência. Não existe a palavra investigação sobre filhos."

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.