Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo exonera outro integrante da equipe de Moro no Ministério da Justiça

O general Guilherme Theophilo Gaspar de Oliveira, em entrevista de setembro de 2019 - Reprodução/YouTube
O general Guilherme Theophilo Gaspar de Oliveira, em entrevista de setembro de 2019 Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

14/05/2020 08h10

O general Guilherme Theophilo Gaspar de Oliveira foi exonerado do cargo de secretário nacional de Segurança Pública, que ocupava no Ministério da Justiça e Segurança Pública desde o ano passado. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto.

Oliveira compunha a equipe de Sergio Moro no ministério. No início da semana, Vladimir Passos de Freitas, também indicado por Moro para o cargo de secretário nacional de Justiça, já havia deixado o governo.

Ainda não foi designado um substituto para o general Guilherme Theophilo, que foi candidato a governador do Ceará pelo PSDB, em 2018.

A equipe de Moro vem sendo desmontada aos poucos no governo Bolsonaro desde que o próprio ministro deixou o cargo, no final de abril.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.