Topo

Esse conteúdo é antigo

Saída de Teich da Saúde é destaque em sites e jornais internacionais

Nelson Teich ocupou o Ministério da Saúde até esta sexta-feira - Ueslei Marcelino
Nelson Teich ocupou o Ministério da Saúde até esta sexta-feira Imagem: Ueslei Marcelino

Do UOL, em São Paulo*

15/05/2020 13h28

A saída de mais um ministro da Saúde da equipe do governo Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu destaque em sites de notícias e de jornais internacionais assim que foi divulgado, hoje, que Nelson Teich não está mais à frente da pasta. De acordo com as primeiras informações, ele teria pedido demissão por não concordar com iniciativas do presidente em relação ao uso de cloroquina nos pacientes com a covid-19.

Esta é a segunda troca no ministério desde o registro da chegada do novo coronavírus ao Brasil, no fim de fevereiro.

O New York Times destaca que Teich deixou o cargo menos de um mês após assumir o posto, "depois de entrar em conflito com o presidente Jair Bolsonaro sobre a recusa do presidente em adotar o distanciamento e as quarentenas sociais".

O jornal dos Estados Unidos também relembra a demissão de Luiz Henrique Mandetta e aponta que, "enquanto governadores e prefeitos em grande parte do país pedem aos brasileiros que fiquem em casa o máximo possível, Bolsonaro implorou que eles saíssem para trabalhar, argumentando que uma desvantagem econômica seria mais prejudicial ao país do que o vírus".

"Ele repetidamente minimizou a pandemia, a certa altura descartando a covid-19 como 'uma gripezinha'. Quando perguntado no final de abril sobre o número crescente de mortos no Brasil, ele disse: 'E daí? Desculpe, mas o que você quer que eu faça?'", publicou o jornal.

O El País, da Espanha, divulgou que o antecessor de Teich, Mandetta, foi demitido em meio à pandemia "por defender a eficácia do isolamento social".

O francês Le Figaro também ressalta a rápida passagem de Teich pelo ministério.

"O ministro da Saúde do Brasil, Nelson Teich, renunciou por 'diferenças de opinião sobre medidas' para combater o coronavírus com o governo."

"Teich é um ministro da Saúde bastante efêmero do presidente Jair Bolsonaro, tendo ocupado por menos de um mês essa pasta crucial para o Brasil, onde a pandemia já matou quase 14 mil pessoas."

A demissão chegou às manchetes dos principais jornais de Portugal.

O Diário de Notícias destaca em sua primeira página: "Cai o segundo ministro da saúde do Brasil durante a pandemia". No texto, o periódico afirma que Teich, médico oncologista, pediu demissão "por se sentir desautorizado por Jair Bolsonaro, contrário ao isolamento e favorável ao uso da não testada hidroxicloroquina".

O Expresso também traz a notícia sobre a demissão de Teich e enfatiza que o "Brasil volta a ficar sem ministro da Saúde".

A publicação portuguesa explica que, "depois dos desentendimentos entre o ministro da Saúde brasileiro e o presidente Jair Bolsonaro, Nelson Teich decidiu apresentar a demissão de um cargo que ocupa há menos de um mês".

O site canadense National Post também destaca a renúncia do ministro.

O Yahoo Notícias também já mancheta a notícia, e a Al Jazeera afirma que o "ministro discordava com Bolsonaro sobre a resposta do país ao coronavírus".

O jornal britânico The Guardian também divulgou a notícia e afirmou que "provavelmente, [a saída de Nelson Teich] aprofundará a turbulência em torno da resposta do Brasil à pandemia".

*Com informações do Estadão Conteúdo.