Topo

Esse conteúdo é antigo

Teich anuncia saída do governo Bolsonaro; leia a íntegra do pronunciamento

Do UOL, em São Paulo

15/05/2020 17h03

O oncologista Nelson Teich anunciou que não será mais o ministro da Saúde do governo de Jair Bolsonaro. A saída de Teich acontece depois de um embate com o presidente sobre o uso indiscriminado de cloroquina no tratamento do coronavírus.

Ao se despedir do cargo, Teich exaltou o serviço público, acenou para os gestores estaduais e municipais e disse que seria ruim para sua carreira não "ter tido a oportunidade de atuar no ministério pelo SUS".

Leia o discurso do ex-ministro na íntegra.

Teich: Pessoal, boa tarde.

A vida é feita de escolhas, e eu hoje escolhi sair. Digo a vocês que dei o melhor de mim nesses dias em que estive aqui, nesse período. Não é uma coisa simples estar à frente de um Ministério como este, em um episódio tão difícil.

Agradeço a meu time que sempre esteve ao meu lado, sempre. Esse é o trabalho de um grande time. Conduzir a saúde é o trabalho de muita gente, de um grande time. Tenho aqui a honra e o prazer de ter estado ao lado dessas pessoas que, como eu repito, sempre estiveram do meu lado, sempre me apoiaram e sempre trabalharam intensamente por este país.

A missão da saúde e tripartite. A gente envolve Ministério da Saúde, o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), secretários estaduais e municipais, e isso é uma coisa que sair muito importante, deixar claro. O MS vê isso como algo absolutamente verdadeiro e essencial para conduzir a saúde desse país, tanto na parte estratégica como na parte de execução. Esse é o momento em que um país inteiro luta pela saúde e pelo Brasil, mas aqui realço a participação do ministério, do Conass e do Conasems.

Traçamos aqui um plano estratégico que foi iniciado, as ações foram indiciadas e que ele deve ser seguido. É importante lembrar que durante esse período, a gente tem um foco total na covid, mas a gente tem que lembrar que tem todo um sistema que envolve varias outras doenças, toda uma população para ser cuidada. Todo o tempo que a gente trabalha e trabalhou foi para solucionar e passar por esse momento da covid, todo o sistema é pensado em paralelo.

Nesse período, a gente auxilia estados e municípios a passar por essas dificuldades. Habilitação de leitos, foram quase 4 mil, são as EPIs são os respiradores e os Recursos humanos. Isso acontece num momento de grande crise mundial, tanto dos insumos quanto dos equipamentos e dos EPIs. É uma luta diária, e uma luta intensa para que a gente consiga entregar e auxiliar estados e municípios a passar por isso. E quando a gente fala estados e municípios, a gente fala dos pacientes e das pessoas.

Deixo um plano de trabalho, um plano pronto para auxiliar os secretários estaduais, os secretários municipais, prefeitos e governadores, a tentar entender o que está acontecendo e definir próximos passos. Aqui a gente entrega quais são os pontos que tem que ser avaliados quais são os itens que são críticos que se hoje a gente não consegue ter que precisam ser encontrados, e auxiliar no entendimento do momento e da tomada de decisão

Foi construído um programa de testagem que está pronto para ser implementado, isso vai ser importante para que a gente entenda a situação da covid no Brasil e a sua evolução. Isso também é fundamental para que a gente defina estratégias e ações.

A gente iniciou as visitas nas cidades mais atingidas, e isso foi fundamental. É fundamental você estar na ponta, e foi fundamental para a gente estar com essas pessoas entender o que acontece no dia a dia, ver o que está sendo feito, entender melhor que acontece na ponta. Esse entendimento foi fundamental para o desenho de ações que foram implantadas em seguida, e isso é uma preparação para outros lugares, outras cidades. E cada cidade que a gente vai, a gente está melhor preparado para enfrentar o desafio.

Aqui agradeço os profissionais de saúde mais uma vez. Quando você vai na ponta e você vê o que é o dia a dia dessas pessoas, você se impressiona. A dedicação dessa pessoas correndo risco, o tempo todo ao lado dos pacientes e das pessoas. É uma coisa realmente espetacular.

Eu engraçado ao presidente Jair Bolsonaro a oportunidade que me deu de eu ter feito parte do Ministério da Saúde, porque isso era uma coisa muito importante para mim. Seria muito ruim na minha carreira a ter tido a oportunidade de atuar no Ministério pelo SUS. Eu escrevi uma vez que fui uma pessoa formada, eu nasci graças ao serviço público, sempre estudei em escola pública, minha faculdade foi pública, minhas residências foram em universidades federais. Eu fui criado pelos sistema público.

E o mais importante de tudo é o seguinte: eu não aceitei o convite pelo cargo. Aceitei porque achava que podia ajudar as pessoas e o Brasil. Obrigado

Queria dizer que é uma honra estar aqui com essas pessoas todas aqui que estiveram do meu lado o tempo todo. É espetacular essa equipe uma honra para mim ter feito parte disso. Obrigado.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.