Topo

Esse conteúdo é antigo

Fernando Ferry é anunciado como novo secretário de Saúde do Rio de Janeiro

Pacientes que foram diagnosticados com o novo coronavírus e estão internados no Hospital Estadual Anchieta, no bairro do Caju, na zona portuária do Rio de Janeiro, realizam exame de tomografia na unidade móvel que foi instalada no pátio do hospital - WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Pacientes que foram diagnosticados com o novo coronavírus e estão internados no Hospital Estadual Anchieta, no bairro do Caju, na zona portuária do Rio de Janeiro, realizam exame de tomografia na unidade móvel que foi instalada no pátio do hospital Imagem: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

17/05/2020 18h06

O médico Fernando Ferry foi anunciado hoje como novo secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Ferry substitui Edmar Santos que foi exonerado hoje.

Ferry é diretor do Hospital Universitário Gafrreé e Guinle e tem ampla experiência no tratamento de AIDS.

Ele vai assumir a pasta em meio a uma das maiores crises sanitárias do estado. O Rio de Janeiro tem 21.609 casos confirmados de coronavírus e 2.614 mortes até o momento.

Em meio a tudo isso, o governo, especialmente o ex-secretário Edmar Santos, enfrentam denúncias de fraudes em licitações para a compra de respiradores. Os aparelhos são essenciais no tratamento da doença, especialmente em pacientes que já estão mais debilitados pelo vírus.

A justificativa oficial para a saída de Santos foi de "falhas na gestão de infraestrutura dos hospitais de campanha para atender as vítimas da covid-19".

O ex-subsecretário de saúde e aliado de Santos, Gabriell Neves, foi preso no início de maio em uma operação conjunta entre a Polícia Civil e o MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro).

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Ferry foi professor de Histologia e Embriologia na Universidade Gama Filho, na Universidade de Barra Mansa e na UFRJ

O novo secretário também é graduado em Medicina Veterinária e Técnica Agropecuária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Ele é doutor e mestre em Parasitologia Veterinária também pela UFRRJ.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado na primeira versão do texto, a sigla da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro é Unirio, e não UFRJ. O erro foi corrigido.