Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Doria promete reação se governo federal virar as costas para SP

Governador João Doria (PSDB) concede entrevista coletiva - ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Governador João Doria (PSDB) concede entrevista coletiva Imagem: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

18/05/2020 14h05

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) disse hoje que vai reagir caso o governo federal vire as costas para o estado, epicentro da pandemia de covid-19 no país. De acordo com o político tucano, a região deveria ter prioridade nas ações contra o novo coronavírus.

"Seria muito razoável que sendo São Paulo o epicentro, que o ministério da saúde, com ministro ou sem, priorize São Paulo por óbvio", disse. "É inaceitável que o ministério da Saúde primeiro não tenha ministro diante de uma pandemia do tamanho deste. E depois vire as costas para São Paulo, epicentro da pandemia, precisando de respiradores como outras capitais. Repito, aqui é o epicentro, alguma prioridade deve se ter diante de uma pandemia onde São Paulo tem o maior número de infectados e de óbitos."

O governador também disse que o governo federal decretará a morte de pessoas caso não respeite as necessidades do estado.

"Espero, como governador de São Paulo, que o governo federal não faça seletividade política dos brasileiros que podem ou não podem sobreviver. Tenho a convicção de que isso não será feito. Se for feito, São Paulo vai reagir. Se tivermos um ministro que não respeite a necessidade de São Paulo, o fato de sermos o epicentro da pandemia no país para continuar sem receber respiradores, EPIs, o governo federal estará decretando a morte de pessoas em São Paulo. Contra isso, reagiremos.