Topo

Esse conteúdo é antigo

Com novo caso de covid-19, Senado cancela sessão e funcionários fazem teste

17.mar.2020 - O secretário-geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira, em coletiva de imprensa sobre o coronavírus. - Waldemir Barreto/Agência Senado
17.mar.2020 - O secretário-geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira, em coletiva de imprensa sobre o coronavírus. Imagem: Waldemir Barreto/Agência Senado

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

21/05/2020 18h26Atualizada em 21/05/2020 19h20

O Secretário-Geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira, foi diagnosticado com a covid-19, doença causada pelo coronavírus, informou hoje (21) o líder do PDT na Casa e 2º suplente de secretário da Mesa, senador Weverton Rocha (MA). Posteriormente, a comunicação do Senado também confirmou o resultado do teste e disse que o funcionário está "totalmente assintomático" cumprindo quarentena em casa e trabalhando de forma remota.

O Secretário-Geral da Mesa é responsável por acompanhar e guiar a Presidência do Senado na condução das sessões. Por causa do diagnóstico e do fato de funcionários que trabalham no local terem ido realizar exames, a sessão remota da Casa marcada para as 16h de hoje foi cancelada.

Embora as sessões sejam remotas durante a pandemia do coroanvírus, alguns senadores e funcionários do Senado precisam ir às dependências da Casa para a realização das votações. Weverton afirmou que, pelo fato de a equipe regular ter saído para fazer testes, as pessoas ali não estavam acostumadas com o dia a dia das sessões.

"Então, nós não temos, pelo menos quem está no calor aqui da sessão, nós não temos ambiente nenhum para abrir a sessão do Senado no dia de hoje", disse o senador.

Entre os destaques na pauta para votação estavam projetos que concedem linha especial de crédito para profissionais liberais, que atuem como pessoa física, durante a pandemia e determinação que hospitais privados cedam leitos ociosos à União para o tratamento de pacientes com coronavírus. A expectativa é que a pauta seja retomada na semana que vem.

Mais cedo, em sessão do Congresso Nacional, os senadores aprovaram um projeto de crédito suplementar de R$ 343,6 bilhões que permite ao governo federal contornar a chamada regra de ouro, proibição de que a União se endivide para cobrir gastos correntes.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), foi diagnosticado com o coronavírus em março deste ano e teve de ficar afastado por cerca de duas semanas do comando da Casa. Ao longo da pandemia no Brasil, outros funcionários também já foram diagnosticados com o vírus.

Por ter grande proximidade com Bandeira nos trabalhos do dia a dia, Weverton Rocha também fará exame para detectar se está infectado pelo coronavírus, informou. "Todos saíram para fazer exame, inclusive eu estou saindo", disse.

Leia a íntegra da nota publicada pelo Senado Federal

A Secretaria-Geral da Mesa do Senado informa que seu titular, Luiz Fernando Bandeira de Mello, recebeu na manhã desta quinta-feira (21) diagnóstico positivo para o novo coronavírus.

O servidor encontra-se totalmente assintomático e cumprirá a quarentena em casa, trabalhando remotamente.

Mesmo assintomático, o teste foi realizado em Bandeira e em todos os demais servidores que trabalham dentro do "Plenário virtual" do Senado, por protocolo de segurança da Casa, que testa o grupo de servidores expostos a cada 21 dias. Os demais servidores tiveram seus resultados negativos, mas o repetirão amanhã.

Desde o dia 5 de maio, todos os servidores que atuam presencialmente nas sessões remotas estão usando máscaras e graças a isso uma infecção generalizada foi evitada.

Assessoria de Imprensa do Senado Federal