Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito de Manaus diz que críticas de Bolsonaro são 'striptease moral'

Do UOL, em São Paulo

22/05/2020 19h56

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), respondeu às críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante reunião ministerial do dia 22 de abril, divulgada ao público hoje pelo STF (Supremo Tribunal Federal). O prefeito da capital amazonense declarou que a solenidade foi tratada como "conversa de malandros de esquina" e disse que Bolsonaro não tem mais condições de governar o país.

"Os insultos do presidente Bolsonaro, dirigidos a mim e a outros homens públicos, representam um verdadeiro striptease moral feito por quem não tem a mais mínima condição de governar o Brasil", declarou Virgílio Neto em nota.

Na reunião, Bolsonaro criticou diversas medidas adotadas por prefeitos e governadores para tentar frear o avanço do novo coronavírus. A respeito de Virgílio Neto, especificamente, o presidente disse: "Aproveitaram o vírus, tá um bosta de um prefeito lá de Manaus agora, abrindo covas coletivas. Um bosta. Que quem não conhece a história dele, procure conhecer, que eu conheci dentro da Câmara, com ele do meu lado".

O prefeito declarou que o fato de Bolsonaro não simpatizar com ele significa que o tucano está "no lado certo".

"Não gosta de mim? Que bom. Sinal de que estou no lado certo da vida. Também não gosto da ditadura que já nos massacrou e que ele gostaria de reviver", disse.

Confira a íntegra da nota publicada por Virgílio Neto:

"Os insultos do presidente Bolsonaro, dirigidos a mim e a outros homens públicos, representam um verdadeiro 'strip-tease moral' feito por quem não tem a mais mínima condição de governar o Brasil

Transforma a solenidade de uma reunião de Ministério em uma conversa de malandros de esquina. Quebra a liturgia do cargo. Vulgariza a instituição que deveria saber honrar. Exibe despreparo e me põe a questionar todos os presentes: como um ministro pode, sem se desmoralizar, conviver com uma pessoa dessa baixa extração? Que tempos! Que costumes.

Nosso povo merece acatamento e não a submissão a uma liderança do submundo das "rachadinhas" e das milícias, do submundo da ditadura e das torturas.

O presidente da República, em seu criminoso boicote ao isolamento social, em seu desprezo aos indígenas, em seu apreço a garimpeiros que poluem rios, sonegam impostos e invadem áreas indígenas, é claramente cúmplice de tantas mortes causadas pela covid 19. Trata-se de um ser despreparado, inculto e deseducado.

Não gosta de mim? Que bom. Sinal de que estou no lado certo da vida. Também não gosto da ditadura que já nos massacrou e que ele gostaria de reviver. Daqui a pouco mais de dois anos, o país estará livre de tão diminuta e mesquinha figura."