Topo

Esse conteúdo é antigo

Em vídeo com blogueiro, Weintraub manda apoio a alvos de operação da PF

Do UOL, em São Paulo

28/05/2020 18h23

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou hoje um vídeo ao lado de Allan dos Santos em apoio ao próprio blogueiro, que foi um dos alvos ontem de uma operação da Polícia Federal.

Na ação, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão contra políticos, empresários e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no âmbito do inquérito que apura fake news contra ministros do Supremo Tribuna Federal. Ao todo, 29 mandados foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Ao mesmo tempo, o Supremo determinou que Weintraub deponha a respeito da declaração dada na reunião interministerial do dia 22 de abril. Na ocasião, o ministro da Educação disse que botaria "esses vagabundos na cadeia, começando no STF". O ministro da Justiça, André Mendonça, ingressou hoje com um pedido de liminar para impedir o depoimento.

"Estou aqui na casa do Allan. Vim dar um abraço e, em nome dele, abraçar as 29 famílias de brasileiros, irmãos brasileiros, que foram agredidas, tiveram seus lares violados ontem. Isso não é aceitável, o que aconteceu. O Allan, eu considero ele um símbolo dessas 29 famílias e (de) todas as famílias brasileiras que estão lutando pela liberdade", disse o ministro.

Ao fim da declaração, os dois trocam um aperto de mão e um abraço. "Você não está sozinho", diz Weintraub. "Fica forte aí, ta? Segura aí."

Jair Bolsonaro critica ação do STF e diz que tudo tem limite