Topo

Esse conteúdo é antigo

Bruno Covas é diagnosticado com coronavírus

Do UOL, em São Paulo

13/06/2020 20h14

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), testou positivo para o novo coronavírus. Segundo a Prefeitura, o resultado apareceu em teste preventivo de rotina.

Ainda de acordo com a Prefeitura, Covas passa bem e não apresenta sintomas da covid-19. O prefeito, que foi orientado por seu médico, Dr David Uip, a trabalhar de casa e ficar em observação pelos próximos dias, divulgou um vídeo falando sobre o diagnóstico.

"Depois de quatro resultados negativos, hoje, infelizmente, testei positivo para a covid-19. A orientação do meu médico, já que eu não tenho nenhum sintoma, é ficar dentro de casa. Não há nenhuma necessidade de me licenciar do cargo de prefeito, vou poder continuar a me reunir de forma online através da internet, vou poder continuar a trabalhar, mas dentro de casa. A expectativa é que eu fique aqui pelos próximos 10 dias. Qualquer novidade, eu aviso", disse o prefeito.

Covas chegou a ser internado em maio no Hospital Sírio-Libanês por conta de um desconforto abdominal. Em meio à pandemia da covid-19, o prefeito ainda passou a dormir na prefeitura para evitar circular pela cidade.

O tucano também faz tratamento contra um câncer nos gânglios linfáticos. A doença foi descoberta em outubro de 2019, após Covas ser internado para um tratamento de infecção na pele. Ontem, ele afirmou que estar trabalhando na prefeitura e no combate ao coronavírus está ajudando a lidar com o seu tratamento de câncer.

Em entrevista ao UOL no mês passado, Covas também declarou que tem medo de morrer. "Claro [que tenho medo de morrer]. Acho que todo mundo tem medo da morte. É um medo natural. O que me deixa menos preocupado é que o início da pandemia era exatamente o momento que eu estava saindo do tratamento quimioterápico e indo para o tratamento da imunoterapia. A quimioterapia baixa sua imunidade e deixa você no grupo de risco."

SP tem mais de 170 mil casos

O anúncio do teste positivo de Covas acontece no dia que o estado de São Paulo chega aos 10.581 mortos pela covid-19. De acordo com dados divulgados hoje no levantamento do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, São Paulo tem 172.875 casos confirmados da doença no estado.

No total, o Brasil tem 42.766 mortos por conta do novo coronavírus no país. São 46 mortes a mais do que as 42.720 divulgadas pelo Ministério da Saúde nesta noite. Em relação aos casos confirmados, o consórcio da imprensa apurou que são 850.796 brasileiros vítimas da covid-19. O número é superior aos 828.810 anunciados pelo Ministério da Saúde - diferença de 21.986.